• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2005.tde-18082005-143533
Documento
Autor
Nombre completo
Yasmin Lilla Veronica Bujdoso
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2005
Director
Tribunal
Cohn, Amelia (Presidente)
Elias, Paulo Eduardo Mangeon
Mello, Sylvia Leser de
Título en portugués
"Dissertação como estressor: em busca de seu significado para o mestrando de enfermagem"
Palabras clave en portugués
DISSERTAÇÕES ACADÊMICAS
EDUCAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO
EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM
ESTRESE PSICOLÓGICO
Resumen en portugués
Para identificar os principais indícios de estresse, coping e estressores do mestrando de enfermagem, relacionando o processo da dissertação com sua inserção profissional realizou-se uma pesquisa exploratória qualitativa através de entrevistas com 18 mestrandos e seis orientadores da EEUSP. Verificou-se que o mestrado era visto como um espaço de legitimação do saber e de ser trabalho intelectual, para conquistar reconhecimento que não encontrava na assistência, onde era desprestigiada e o espaço acadêmico era idealizado como algo que traria prestígio e poder, sendo coping para lidar como trabalho. Porém a Universidade sofria das mesmas vicissitudes da assistência: carreira docente feminina, hierárquica e dificuldade para conciliar ensino e pesquisa, teoria e prática e ensino e assistência
Título en inglés
Dissertation as stressor : investigating its meaning for the nursing master degree student
Palabras clave en inglés
DISSERTATIONS ACADEMIC
EDUCATION GRADUATION
EDUCATION NURSING
STRESS PSYCHOLOGICAL
Resumen en inglés
In order to identify the main signs of stress, coping and stressors of the nursing masters' degree students, connecting the dissertation process with their occupation, an exploratory qualitative research was elaborated, analyzing interviews with 18 marters' degree students and 6 orientation professors at EEUSP. It was found that the masters' degree was seen as legitimation of the knowledge of their intellectual occupation, in order to acquire the recognition that they didn't find at nursing care, and they idealized Academy as a forum for prestige and authority, however university had similar adversities as the academic career was feminine, hierarchic, and there were difficulties to conciliate teaching and research, theory and practice and teaching and care
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2005-08-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.