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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.5.2008.tde-16122008-163833
Documento
Autor
Nome completo
Andréa Paula Peneluppi de Medeiros
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Gouveia, Nelson da Cruz (Presidente)
Almeida, Marcia Furquim de
Leon, Antonio Carlos Monteiro Ponce de
Machado, Reinaldo Paul Pérez
Prado, Mariangela Cainelli de Oliveira
Título em português
Poluição do ar e mortalidade perinatal na Região Sul do Município de São Paulo: um estudo caso-controle com dados georeferenciados
Palavras-chave em português
Mortalidade perinatal
Poluição do ar
Sistemas de informação geográfica
Resumo em português
O comprometimento da saúde da criança, em decorrência de sua exposição aos poluentes do ar, em especial ao advindo do tráfego veicular, tem sido investigado sob diversos aspectos, entre eles, o baixo peso ao nascer e o nascimento pré-termo, os quais são importantes determinantes dos óbitos perinatais. Este estudo busca analisar a associação entre poluição do ar e mortalidade perinatal a partir da exposição das gestantes e dos recémnascidos aos poluentes atmosféricos na Região Sul do Município de São Paulo, estimados indiretamente a partir do tráfego de veículos próximos à residência materna. Um estudo caso-controle sobre a mortalidade perinatal na Região Sul do Município de São Paulo foi realizado entre os anos de 2000 e 2001. Utilizou -se fontes de dados primários e secundários para obtenção de diversas variáveis relacionadas ao recém-nascido, à mãe, à gestação e ao parto. As residências maternas (endereço) foram localizadas numa base cartográfica digital e foi delimitado um raio de cerca de 200 m ao redor das mesmas. Todas as vias contidas nesse raio foram selecionadas e as distâncias residência-via foram calculadas mediante técnicas avançadas de geoprocessamento. A partir desse procedimento, e utilizando a contagem média do fluxo de veículos nessas vias, gerou-se um indicador da exposição ao tráfego veicular, a densidade do tráfego ponderada pela distância (DTPD), que se baseia na curva de distribuição normal para caracterizar a dispersão dos poluentes a partir do centro das ruas. Análises descritivas e regressão logística (univariada e multivariada) foram realizadas. Observa-se que há um aumento no risco de ocorrência de óbito neonatal precoce entre aquelas mães expostas aos maiores valores de DTPD (OR= 2,34; IC 95% 0,89 6,18), embora esse resultado não tenha alcançado os níveis tradicionais de significância estatística. Os resultados sugerem que o componente neonatal precoce dos óbitos perinatais pode estar associado a maior exposição materna à poluição do ar, relacionado ao tráfego veicular próximo as suas residências. Quanto ao componente fetal dos óbitos perinatais, há ainda menos evidências dessa associação
Título em inglês
Air pollution and perinatal mortality in the Southern Region of the Municipality of São Paulo; a case-control study with georeferenced data
Palavras-chave em inglês
Air pollution
Geographic information systems
Perinatal mortality
Resumo em inglês
The compromising of the health of children due to their exposure to air pollution, especially that originating from vehicle traffic, has been investigated from several aspects, such as low birth weight and premature birth, which are important determiners of perinatal deaths. This study seeks to analyze the association between air pollution and perinatal mortality from the exposure of pregnant women and of newborn children to the atmospheric pollutants in the Southern Region of the Municipality of São Paulo, estimated indirectly from the traffic of vehicles near their residences. A case-control study concerning perinatal mortality in the Southern Region of the Municipality of São Paulo was carried out during 2000 and 2001. Primary and secondary data sources were utilized for the obtainment of several variables related to the newborn child, to the mother, to the pregnancy, and to the childbirth. The mothers´ residences (addresses) were located on a digital cartographic base and were limited to within a radius of about 200 meters around those residences. All the streets contained in this radius were selected and the residence-to-street distances were calculated through advanced geoprocessing techniques. From this procedure, and utilizing the average flow-count of vehicles on those routes, an indicator was generated for the exposure to vehicle traffic, the distance-weighted traffic density (DWTD), which is based on the normal distribution curve to characterize the dispersion of pollutants from the centers of the streets. Descriptive analyses and logistic (univariate and multivariate) regression were performed. It was observed that there is an increase in the risk of early neonatal mortality among those mothers exposed to the highest values of DWTD (OR= 2.34; IC 95% 0.89 6.18), even though this result has not reached the traditional levels of statistical significance. The results suggest that the early neonatal component of the perinatal deaths may be associated to a higher maternal exposure to the air pollution related to the vehicle traffic near their residences. Concerning the fetal component of the perinatal deaths, there is even less evidence of this association
 
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Data de Publicação
2009-01-20
 
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