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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.5.2012.tde-10092012-151808
Documento
Autor
Nome completo
Alessandra Regina Vieira Caetano de Macedo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Carvalho, Heraclito Barbosa de (Presidente)
Goldbaum, Moises
Guedes, Zelita Caldeira Ferreira
Novaes, Hillegonda Maria Dutilh
Sanches, Maria Teresa Cera
Título em português
O desenvolvimento das habilidades de alimentação do bebê no primeiro ano de vida: uma perspectiva fonoaudiológica de promoção de saúde
Palavras-chave em português
Aleitamento materno
Alimentação mista
Fonoaudiologia
Neonatologia
Saúde coletiva
Saúde materno-infantil
Resumo em português
Objetivos: Verificar os efeitos do acompanhamento fonoaudiológico no desenvolvimento das habilidades de alimentação do bebê no primeiro ano de vida. Métodos: Estudo de coorte prospectivo realizado entre abril de 2010 a maio de 2011, com binômios mãe/bebê inicialmente em uma maternidade na zona sul do município de São Paulo e acompanhados durante 12 meses. O grupo estudo foi constituído de RNs com 24 a 48 horas de vida, filhos de mães primigestas e maiores de 18 anos de idade, com escore 11 de acordo com o Escala de Avaliação Motora-Oral em Berçário, submetidos a acompanhamento fonoaudiológico. O grupo controle foi obtido de bebês nascidos na mesma maternidade, com APGAR 9 e > 2.500g., de mães com mesmas características, contatadas aos 12 meses. Resultados: A prevalência de desmame foi semelhante em ambos os grupos, entretanto o aleitamento materno apresentou Md de 7m e 5m nos grupos estudo e controle respectivamente (p=0,04). A introdução da consistência alimentar sólida foi em média 7,8m e 9,6m (p<0,01). Os copos de transição foram utilizados por 92,9% e 70,2% (p=0,01) e canudos por 59,5% e 27,7% (p=0,003). A prevalência do uso de chupeta foi 54,0% e 27,7% (p=0,01) aos 12 meses. Conclusões: O grupo acompanhado mostrou melhora no desempenho do aleitamento materno aos 2 meses. Comparado ao grupo controle, apresentou desmame mais tardio; redução do tempo de introdução da consistência sólida, mais utilização dos utensílios e menor prevalência do uso de chupeta aos 12m
Título em inglês
The feeding skills development of baby in the first year of life: a speech-language teraphy perspective of health promotion
Palavras-chave em inglês
Breast feeding
Maternal and child health
Mixed feeding
Neonatology
Public health
Speech and hearing therapy
Resumo em inglês
Objectives: Investigate the effects of speech therapy in the development of feeding skills of the baby in the first year of life Methods: A prospective cohort study between April 2010 and May 2011 whit mother / baby binomial in a maternity hospital in the southern area of São Paulo and followed during 12 months. The study group consisted of newborns with 24 to 48 hours of life, children of primigravid mothers older than 18 years of age, wich had a score 11 according to the Oral-Motor in Nursery Assessment Scale undergoing speech therapy. The control group was obtained from babies born at the same hospital, with Apgar 9 and > 2,500 g, from mothers with similar characteristics who were contacted at 12 months. Results: The prevalence of weaning was similar in both groups, however breastfeeding presented Md of 7m and 5m in the study and control groups respectively (p = 0.04). The introduction of solid consistency food was at 7.8 m and 9.6 m (p <0.01). The glass transition were used by 92.9% and 70.2% (p = 0.01) and straws by 59.5% and 27.7% (p = 0.003). The prevalence of pacifier use was 54.0% and 27.7% (p = 0.01) at 12 months. Conclusions: The study group, compared to the control, presented: improvement in the performance of breastfeeding at 2 months, later weaning, reducing time for introduction of solid consistency food, wider use of utensils and lower prevalence of pacifier use at 12m
 
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Data de Publicação
2012-09-11
 
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