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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.5.2005.tde-01092005-152730
Document
Auteur
Nom complet
Andréa Gomes de Oliveira
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2005
Directeur
Jury
Gouveia, Nelson da Cruz (Président)
Câmara, Volney de Magalhães
Castilho, Euclides Ayres de
Sennes, Luiz Ubirajara
Tambellini, Anamaria Testa
Titre en portugais
"A efetividade de um programa de treinamento vocal para operadores de telemarketing"
Mots-clés en portugais
EFETIVIDADE
MEDICINA PREVENTIVA
TREINAMENTO DA VOZ
VOZ
Resumé en portugais
O objetivo deste estudo foi avaliar, de forma comparativa e multidimensional, a efetividade de um programa de treinamento vocal baseado em exercícios. Um total de 48 operadores, selecionados randomicamente, foram alocados em um grupo intervenção (N=14), que participou do treinamento durante oito semanas e um grupo controle (N=34). De acordo com as comparações pré e pós-treinamento, o grupo intervenção apresentou redução estatisticamente significante na medida de jitter (p=0,044). Não houve mudança significante no diagrama do desvio fonatório e na avaliação perceptivo-auditiva da qualidade vocal. Os resultados sugerem que o programa de treinamento produz uma melhora na dimensão acústica mas não chega a produzir mudanças na dimensão perceptivo-auditiva das vozes de operadores
Titre en anglais
The effectiveness of a voice training for telemarketers
Mots-clés en anglais
EFFECTIVENESS
PREVENTIVE MEDICINE
VOICE
VOICE TRAINING
Resumé en anglais
The purpose of this study was to evaluate by a multidimendional and comparative way, the effectiveness of a voice training program based in vocal function exercises. Forty-eight telemarketers were randomly assigned to two groups: voice training group (n=14), that underwent training over a 8-week period and a non-trainining control group (n=34). Based on pre- and post-training comparisons, voice training group presented reduction on measures of percent jitter (p=0.044). There was no significant difference on graphics of the hoarseness diagram and on perceptual analysis. These findings suggest that the voice training improve acoustic dimension but do not change perceptual dimension of telemarketers`voices
 
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AndreaOliveira.pdf (219.25 Kbytes)
Date de Publication
2005-10-07
 
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