• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2008.tde-23012009-113736
Documento
Autor
Nome completo
Flávia Alvim Sant'Anna Addor
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Aoki, Valeria (Presidente)
Oliveira Filho, Jayme de
Sato, Maria Notomi
Título em português
Dermatite atópica: correlação entre estado da barreira cutânea em pele não lesionada e atividade da doença
Palavras-chave em português
Barreira cutânea
Capacitância elétrica
Dermatite atópica/classificação Summary
Dermatite atópica/epidemiologia
IgE
Imunoglobulina
Índice de gravidade da doença
Perda insensível de água
Prurido
Resumo em português
Introdução: Dermatite atópica (DA) é uma doença cutânea crônica, predominante na infância, cujo sintoma principal é o prurido de intensidade variável, e os sinais são classicamente as lesões de padrão eczematoso. Há anormalidades na formação e função da barreira cutânea, que estão presentes não somente nas lesões cutâneas como na pele clinicamente não afetada. Objetivo: Analisar a correlação entre as medidas biofísicas da função de barreira cutânea e os critérios clínicos e intensidade da dermatite, de acordo com os critérios de Rajka e Langeland. Métodos: 231 doentes do Departamento de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com diagnóstico clínico de dermatite atópica segundo os critérios diagnósticos de Rajka e Langeland foram avaliados por exame físico, anamese, medidas biofísicas de grau de hidratação de camada córnea pelo método de capacitância (corneometria) e pelo método de perda de água transepidérmica (TEWL); a medida sérica de IgE também foi solicitada no ato do exame. Resultados: Houve uma relação significativa entre as medidas de corneometria, TEWL e gravidade clínica da dermatite atópica. Os dados demonstraram uma correlação inversamente proporcional entre a corneometria e o TEWL, e houve uma diferença estatisticamente significativa (p<0,001) entre as médias de corneometria e TEWL e grau de DA (leve, moderada ou intensa). Com relação aos níveis séricos de IgE, as medidas de corneometria apresentaram uma correlação negativa significativa; para TEWL, a correlação positiva foi estatisticamente significativa (p<0,001). Conclusão: As medidas biofísicas de barreira cutânea na DA, mesmo em pele aparentemente não lesada, podem funcionar como fator de avaliação do grau clínico da DA e da intensidade do prurido.
Título em inglês
Atopic dermatitis: correlation between skin barrier parameters in non involved skin and level of disease
Palavras-chave em inglês
Atopic dermatitis/classification
Atopic dermatitis/epidemiology
Electric capacitance
IgE
Immunoglobulins
Pruritus
Severity of illness index
Skin barrier
Water loss insensible
Resumo em inglês
Background: Atopic dermatitis (AD) is a chronic dermatosis, predominant in childhood, characterized by pruritus and eczematous type lesions with xerosis as the proeminent clinical sign. Objectives: To analyze the correlation between biophysical measurements of skin barrier function and other assessment criteria of clinical severity according to Rajka and Langelands criteria. Methods: Biophysical measurements (Transepidermal water loss and corneometry) were obtained from 231 patients from the department of dermatology, Hospital das Clinicas FMUSP with the diagnsosis of atopical dermatitis. Serum levels of IgE were also evaluated. Results: A significant correlation between corneometry, TEWL and clinical severity of atopic dermatitis were found. Data showed an inverse correlation between corneometry, TEWL, and AD severity, and a significant difference (p<0,001) between means of corneometry and TEWL and AD severity (mild, moderate and severe). As for IgE levels, corneometry had significant negative correlation, in contrast with TEWL, wich showed a significant positive correlation (p<0,001). Conclusion: Biophysical measurements of skin barrier in non lesional skin of atopic dermatitis may work as an evaluation factor for AD severity and pruritus.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2009-01-28
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.