• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.5.2007.tde-08102007-092716
Documento
Autor
Nombre completo
Luciana Maria Oliveira Fonseca Ianeta
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2007
Director
Tribunal
Nobre, Moacyr Roberto Cuce (Presidente)
Escrivão, Maria Arlete Meil Schimith
Guimarães, Guilherme Veiga
Sawaia, Bader Burihan
Villar, Betzabeth Slater
Título en portugués
Promoção da saúde cardiovascular a partir da representação de adolescentes sobre hábitos alimentares e prática de atividade física
Palabras clave en portugués
Adolescente
Alimentação
Aprendizagem
Atividade física
Doenças cardiovasculares/prevenção & controle
Estilo de vida
Promoção da saúde
Resumen en portugués
INTRODUÇÃO: Estudos epidemiológicos demonstram que as doenças cardiovasculares e suas complicações estão associadas ao estilo de vida das pessoas. Há evidências de que o processo aterosclerótico se inicia na infância, e que sua prevenção pode ser mais efetiva se iniciada precocemente, com ações de educação em saúde que visem a promover a prática regular de atividade física e a mudança de hábitos alimentares. OBJETIVOS: Observação das representações dos adolescentes sobre hábitos alimentares e práticas de atividade física no contexto da promoção da saúde cardiovascular. Verificação d a exeqüibilidade das técnicas de ensino-aprendizagem baseadas em Paulo Freire, Pichon-Rivière, Prochaska e Di Clemente na reflexão com os adolescentes sobre a prevenção primária dos fatores de risco relacionados com essas representações. Testar a hipótese de que a presença da doença cardiovascular nos familiares têm influência nas representações observadas. MÉTODOS: Alunos da sétima série de uma escola pública de São Paulo foram levantados por meio de questionário epidemiológico para avaliar os riscos associados ao estilo de vida. Dois grupos diferentes de alunos, selecionados de acordo com a presença de doença cardiovascular nos pais, receberam a intervenção educativa em dinâmicas aplicadas no decorrer de 10 reuniões de grupo. RESULTADOS: A matriz de Prochaska e Di Clemente permitiu avaliar que a representação dos temas de alimentação e atividade física foi modificada nos dois grupos, que passaram do estágio de pré-contemplação para contemplação; no entanto, dez reuniões não foram suficientes para os grupos se manterem no estágio de preparação para mudança, oscilando com o estágio de contemplação. A análise feita pela matriz de Pichon- Rivière demonstra que o aprendizado do grupo sem história familiar aparece de forma clara como conhecimento construído sobre os temas propostos, enquanto o grupo com história familiar possui conhecimento pré-existente, e adquire novos conceitos de maneira mais lenta. Justificando as diferentes formas de abordagem aplicadas às atividades dos grupos no presente trabalho. CONCLUSÃO: A intervenção por meio de grupos educativos baseados em Paulo Freire, Pichon-Rivière e Prochaska e Di Clemente se mostrou útil para observar as representações dos adolescentes sobre hábitos alimentares e práticas de atividade física no contexto da promoção da saúde cardiovascular. Durante as atividades dos grupos educativos foi possível avaliar a informação pré-existente, como também, estabelecer com eles um diálogo construtivo para a prevenção primária dos fatores de risco relacionados com essas representações.
Título en inglés
Promoting cardiovascular health through the representation of adolescents on eating habits and physical activity practice
Palabras clave en inglés
Adolescent
Cardiovascular diseases/prevention & control
Feeding
Health promotion
Learning
Life style
Motor activity
Resumen en inglés
INTRODUCTION: Epidemiologic studies demonstrated that the cardiovascular disease and its complications are associated with people's life style. There are evidences that the atherosclerotic process begins in infancy and that its prevention can be more effective if it is precociously started by taking educative actions concerning health, which aim at promoting regular physical activity practice and the change of eating habits. OBJECTIVE: Observe the adolescents' representations on eating habits and physical activities practices to promote cardiovascular health. Verify the techniques applied in the teaching - learning process, based on Paulo Freire, Pichon- Rivière, Prochaska and Di Clemente and together with the adolescents reflect on the primary prevention of the risks related to these representations. Test the hypothesis that the presence of the cardiovascular disease in the family influences in the representations observed. METHODS: Students of the 7th. grade of a public elementary school of São Paulo were surveyed by means of an epidemiologic questionnaire to evaluate the risks associated with their life style. Two different groups of students, chosen according to the presence of cardiovascular disease in their parents were followed during ten sections, when educative dynamics were applied. RESULTS: Prochaska and Di Clemente's matrix enabled the evaluation of the representations related to eating and physical activity. The representations were modified in both groups, which changed from pre- contemplation stage to contemplation stage. However, the ten group meetings were not enough for the groups to keep in the stage of preparation for the change, oscillating to the stage of contemplation. The analyses made by Pichon-Rivière?s matrix demonstrates that the learning process in the group which belongs to a family with no risk of cardiovascular disease presents a clear constructed knowledge on the proposed themes, whereas the group belonging to families under such risks has a pre- existing knowledge and acquires new concepts more slowly, justifying the different approaches applied to the activities of the groups in this study. CONCLUSION: The intervention by means of educative groups based on Paulo Freire, Pichon-Rivière, Prochaska and Di Clemente was useful to observe the representations of the adolescents on eating habits and physical activities practices to promote cardiovascular health. During the activities of the educative groups it was possible to evaluate the adolescents pre-existing information as well as establish a constructive dialogue for a primary prevention of the risk factors related to these representations.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
lucianaianetta.pdf (2.47 Mbytes)
Fecha de Publicación
2007-10-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.