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Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2019.tde-27052019-143032
Document
Author
Full name
Vula Maria Ikonomidis
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2019
Supervisor
Committee
Masini, Elcie Apparecida Fortes Salzano (President)
Bove, Maria Elena
Cormedi, Maria Aparecida
Ormelezi, Eliana Maria
Silva, Shirley
Title in Portuguese
Formação de professores especializados: avaliação, planejamento e acompanhamento do desenvolvimento educacional de estudantes com surdocegueira
Keywords in Portuguese
Comunicação
Formação de professores
Surdocegueira
Abstract in Portuguese
A surdocegueira é uma deficiência que apresenta impactos em todas as áreas de desenvolvimento do ser humano. O horizonte desta pesquisa foi apontar caminhos para um trabalho educativo com professoras do Instituto Benjamin Constant (IBC). Objetivo geral: Promover formação teórico-prática em serviço para os profissionais do IBC de maneira que possam compreender a surdocegueira e aumentar suas competências para atender as necessidades de estudantes com surdocegueira por meio de uma formação continuada em serviço. Objetivos específicos: oferecer bases teóricas de fundamentação à surdocegueira congênita; favorecer a construção de um processo avaliativo de estudantes com surdocegueira congênita; consolidar estratégias e recursos didático-pedagógicos por meio do planejamento do processo; subsidiar a construção de uma prática pedagógica capaz de acompanhar o processo de desenvolvimento dos estudantes com surdocegueira congênita. O estudo foi submetido à Plataforma Brasil, cumprindo todas as necessidades para garantir o sigilo e integridade dos participantes. As participantes são professoras do IBC que optaram por uma participação voluntária e sem prejuízos no caso de recusa ou desistência em qualquer momento durante a realização da pesquisa. Os instrumentos propostos para avaliação pedagógica inicial e de acompanhamento do desenvolvimento educacional para estudantes com surdocegueira são: o Instrumento de aplicação e orientações de práticas que permitam o acesso e participação de pessoas com surdocegueira e ou deficiência múltipla sensorial em sistemas inclusivos, responsáveis e sustentáveis; a Ficha de Avaliação de Aprendizagem da Atividade; o MAPs traçando planos de ação; o Planejamento decisões conjuntas profissional-família. Os procedimentos incluíram uma formação em duas etapas: a primeira ocorreu em abril e acompanhamento à distância semanal e mais uma visita de acompanhamento presencial em junho; a segunda ocorreu em agosto, de formação e acompanhamento à distância estendido até setembro, sendo que a pesquisadora se colocou à disposição para além desse período. Nas visitas presenciais a pesquisadora se propôs a acompanhar as participantes com seus estudantes no ambiente escolar, trouxe impresso os Indicadores Observáveis que serviram de guia e auto avaliação dividido em três seções: Uso de recursos para comunicação; Observação da atitude dos profissionais como estratégias para favorecer a comunicação; Adequação das atividades. Após as formações as participantes preencheram um auto avaliação sobre os ganhos ou não dos conceitos trabalhados. As participantes também preencheram o Protocolo para orientação em escolas modelos no acesso e permanência na inclusão de pessoas com surdocegueira e com deficiência múltipla sensorial. Ao termino da intervenção a pesquisadora enviou questionário por e-mail para as participantes avaliarem a formação como um todo. A análise das respostas das participantes revelou que obtiveram ganhos em sua formação de maneira individual, nas considerações finais a pesquisadora concluiu que não notou mudanças no atendimento aos estudantes após a formação oferecida de abril a setembro de 2018. Houve sugestão de continuidade com mais pesquisas para verificar se os instrumentos sugeridos oferecem subsídios na formação docente para que construam uma avaliação autentica com critérios adequados para acompanhamento educacional de estudantes com surdocegueira.
Title in English
Training of specialized teachers: assessment, planning and monitoring of the educational development of students with deafblindness
Keywords in English
Communication
Deafblindness
Teacher training
Abstract in English
Deafblindness is a disability that causes impact in all areas of human development. The aim of this research was to show different ways of educational services with teachers of Instituto Benjamin Constant (IBC). The general objective was to promote theory-practice in-service training to teachers at IBC so that they would be able to understand deafblindness and increase their competencies to meet the needs of students with deafblindness with a continued training course. The specific objectives were: offer theory foundations on congenital deafblindness; foster teachers into building an assessment process of students with congenital deafblindness; reinforce instructional strategies and resources through a planning process; support an educational practice so that to monitor the educational development of students with congenital deafblindness. This study was submitted to the Ethics Committee Plataforma Brasil fulfilling all requirements so as to guarantee confidentiality and integrity of the participants. Participants are teachers at IBC that have chosen to voluntary participation with no losses in case of refusal or withdrawal at any time during the conduct of this research. The proposed instruments for first educational assessment and monitoring of educational development of students with congenital deafblindness are: Protocol for guide and instruction in model schools for the access and permanence in the inclusion of persons with deafblindness and persons with multiple sensory disabilities; Activity Learning Assessment Sheet; MAPs making action plans; Planning Sheet professionals-families decision making. Methodological procedures included a training course divided into two moments: the first took place in April with a weekly distance follow up plus a present visit in June; the second took place in August with training course and distance follow up in September which was extended further. During the face-to-face visits it was proposed that the researcher could support participants with their students by getting to know them personally, also during this visits the Observable Indicators served as guide and self-assessment, which is divided into three sessions: use of communication resources; observation of the professionals attitude used as communication strategies; adequacy of the proposed activities. Following the training courses participants were invited to fill out a selfassessment on the gains or no gains on the concepts presented. Participants were also invited to fill out the Protocol during the last visit of the researcher. At the end of the intervention a questionnaire was sent by e-mail to the participants so they could evaluate the overall teacher training. Analysis of the participants responses revealed that they did perceive gains but at an individual level and in Final Considerations it is concluded that there were no visible changes in the educational services provided to the students of the participants, after an intervention that occurred from April to September. The suggestion was to carry on with more researches and studies to verify if the suggested instruments offer support in teacher training so that teachers are able to create an authentic assessment with proper criteria to monitor the educational development of students with deafblindness.
 
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Publishing Date
2019-06-18
 
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