• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2020.tde-07112019-130855
Documento
Autor
Nombre completo
Suemilton Nunes Gervázio
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Abdounur, Oscar Joao (Presidente)
Campos, Gean Pierre da Silva
Lins, Abigail Fregni
Novelli, Giseli
Puga, Leonardo Fortunato
Título en portugués
A heurística matemática: uma aliada aos processos de ensino e aprendizagem
Palabras clave en portugués
Aprendizagem matemática
Ensino de matemática
Heurística matemática
Métodos de ensino
Resolução de problemas
Resumen en portugués
Esta tese de doutorado consiste de uma pesquisa bibliográfica e de campo, cujo objetivo é analisar e discutir a heurística matemática como sendo uma potencializadora dos processos de ensino-aprendizagem nessa área do conhecimento. Para uma melhor compreensão desse potencial, apresentamos inicialmente os fundamentos da heurística matemática e o que dissertam importantes pesquisadores a respeito do tema. Em seguida, debatemos sobre a relação entre a heurística e o desenvolvimento do conhecimento científico, realçando a necessidade de explorá-la nas aulas dessa disciplina. Posteriormente, analisamos se ela é passível de ser vista como um processo capaz de reduzir o desinteresse e aumentar o aprendizado dos estudantes nas aulas de Matemática. Finalmente, no ultimo capítulo, discutimos a importância de conceber a heurística como uma metodologia de ensino eficiente, que quando incorporada ao processo educacional ameniza as problemáticas existentes nessa área do conhecimento.
Título en inglés
Mathematical heuristics: an ally to the teaching and learning processes
Palabras clave en inglés
Mathematical heuristics
Mathematical learning
Mathematics teaching
Problem solving
Teaching methods
Resumen en inglés
This doctoral thesis consists of a bibliographical and field research, which aim to analyze and to discuss the mathematical heuristic as being a potentiator of the teaching-learning processes in this area of knowledge. For a better understanding of its potential, we initially present the fundamentals of mathematical heuristics and what important scientists say about the subject. Next, we discuss the relationship between heuristics and the development of scientific knowledge, emphasizing the need to explore it in the classes of this subject. Then we analyze whether it can be seen as a process capable of reducing disinterest and increasing students learning in Mathematics classes. Finally, in the last chapter, we discuss the importance of conceiving heuristics as an eficient teaching methodology, which when incorporated into the educational process softens the existing problems in this area of knowledge.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-01-22
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.