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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.48.2007.tde-31052007-111406
Documento
Autor
Nome completo
Patrícia Moulin Mendonça
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Barretto, Elba Siqueira de Sá (Presidente)
Leite, Lucia Helena Alvarez
Sousa, Sandra Maria Zakia Lian
Título em português
Ler e escrever nos ciclos da Escola Plural: um estudo de trajetórias
Palavras-chave em português
Alfabetização
Ciclos escolares
Escola Plural
Fracasso escolar
Resumo em português
Esta pesquisa busca compreender os processos e efeitos produzidos pela aprendizagem insuficiente da leitura e escrita dos alunos do 3º ciclo de formação do ensino fundamental da Escola Plural - projeto político-pedagógico da rede municipal de ensino de Belo Horizonte, implementado a partir de 1995 - que se propõe à inclusão e à garantia de direitos dos alunos. Procurou-se examinar as alternativas adotadas pelas escolas para tratar das dificuldades desses alunos ao longo do ensino obrigatório e compreender os processos que levaram à aprendizagem insuficiente da leitura e escrita e seus efeitos nos alunos do 3º ciclo. Foram analisadas ainda as estratégias de sobrevivência escolar adotadas por eles e a contribuição do contexto escolar no processo de inclusão/exclusão dos alunos do mundo letrado. Duas escolas da rede municipal de ensino de Belo Horizonte constituíram o locus da pesquisa. Em cada uma delas foram escolhidos quatro alunos aí matriculados desde o início do ensino fundamental, que apresentavam as caracrísticas mencionadas. A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2004, por meio de entrevistas semi-estruturadas com profissionais do ensino, familiares e os próprios alunos. Sempre que disponíveis, foram também colhidos outros dados sobre o percurso dos alunos ao longo da escolarização Constatou-se a insuficiência das ações da escola para enfrentar, nesses casos, o fracasso escolar, contribuindo para configurá-lo como tal, tendo-se verificado que a presença desses alunos nos anos mais avançados do ensino fundamental altera os códigos educacionais subjacentes à cultura escolar vigente, e ao fazê-lo, cria novas demandas e impasses. Foi possível ainda verificar os múltiplos fatores que corroboram a configuração do fracasso: condição social, questões de raça e gênero, frágil condição das famílias para responder as demandas escolares e incapacidade do poder público para garantir condições básicas de sobrevivência ao público em situação de exclusão social.
Título em inglês
Reading and writing in the cycle of "Plural School": a study of directions
Palavras-chave em inglês
Plural School
Reading and writing
School cycles
School failure
Resumo em inglês
This research seeks understanding the processes and effects produced by insufficient writing and reading learning of third cycle students from elementary level of "Plural School" - political project from the city school system in Belo Horizonte, implemented in 1995 - which proposes inclusion and guarantee of students' rights. The researcher examined the alternatives schools adopted to treat students' difficulties along school period and understand the processes which led to third cycle students' insufficient reading and writing learning. Survival school strategies they adopted and the school contribution in students' inclusion/exclusion processes in the reading world were also analysed. Two schools of the city system in Belo Horizonte were the locus of research. In each of them, 4 students who had the mentioned characteristics and who had been studying there since 1st grade were chosen. The research was realized during the second semester of 2004, through semi-structured interviews with teaching professionals, students' family and the students themselves. Whenever possible, other data about students' performance along school life were collected. The research showed school inability to deal with failure and the presence of these students in advanced years of elementary school makes educational codes which are related to current school culture different from what it should be. Thus, new demands and new obstacles are created. It was also possible to observe the multiple factors which confirm failure configuration: social condition, race and gender aspects, families' fragile condition to respond to school demands and inability of government to guarantee basic survival conditions to people in social exclusion condition.
 
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Data de Publicação
2007-06-21
 
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