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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2017.tde-30112016-145338
Documento
Autor
Nome completo
Anna Carolina Ferreira Lima
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Ribeiro, Cintya Regina (Presidente)
Aquino, Julio Roberto Groppa
Honorio, Thiago Henrique de Souza
Título em português
Residências artísticas: a política como experiência performativa
Palavras-chave em português
Michel Foucault
Política
Práticas artísticas
Práticas pedagógicas
Residências artísticas
Resumo em português
Esta dissertação tem início em uma inquietação partilhada por muitos estudiosos: certo interesse na relação entre práticas artísticas e pedagógicas. A partir de um horizonte agonístico, vislumbra-se aqui a indiscernibilidade entre as referidas práticas. Para tanto, aciona-se a obra de Michel Foucault em duas frentes, quais sejam: a partir de alguns ditos e escritos ativados por práticas artísticas; e de uma abordagem específica do político, considerado aqui como efeito na economia de forças. Na primeira de seis seções, afirma-se como problema de pesquisa a investigação das tensões entre o artístico e o pedagógico a partir de seus modos. Na segunda parte, apresentam-se as fontes empíricas, constituídas por registros em pesquisa de campo junto a cinco ambientes de residência artística localizados na capital paulista. Nos dois primeiros capítulos teórico-analíticos, confrontamos alguns dados do arquivo com os princípios de interpretação e mediação. Ambos os princípios são carreados por certa tradição da crítica de arte, uma especificamente fundamentada num princípio hermenêutico. No primeiro deles, os dados de arquivo compreendem a relação entre procedimento e tema nas práticas artísticas, fazendo ver certo caráter artificial no procedimento de interpretação. No segundo, relaciona-se a experiência de imersão no trabalho artístico, no interior das residências, às considerações efetuadas por alguns artistas em relação às práticas artístico-pedagógicas por eles conduzidas, confrontando essa relação com o princípio mediador. O capítulo subsequente atenta ao tônus político da relação entre práticas artísticas e pedagógicas, na medida em que ela eventualmente ensejaria uma alteração na economia de forças. O último capítulo perscruta categorias do pensamento pedagógico em curso no interior da produção das ditas obras de arte. Ao longo do percurso analítico, toma vulto uma outra agonística, esta entre dois modos de pensamento e, por conseguinte, de análise, os quais num primeiro momento apresentavam-se, de maneira estratégica, com fronteiras demarcadas: um representacional e um performativo. Em seu deslinde, a dissertação analisa os dois campos de tensão armados.
Título em inglês
Artists-in-residence: politics as a performative experience
Palavras-chave em inglês
Artistic practices
Artists-in-residence
Michel Foucault,
Pedagogical practices
Politics
Resumo em inglês
This work begins in a concern shared by many scholars: some interest in the relationship between artistic and pedagogical practices. From an agonistic horizon, it glimpses the indiscernibility between those practices. Therefore, it triggers the work of Michel Foucault on two fronts, namely: from some sayings and writings activated by artistic practices; and a specific approach of the political, considered here as an effect on the economy of forces. In the first of six sections, it is stated as research problem the investigation of the tensions between the artistic and the pedagogical by their respective ways. The second part presents the empirical sources, consisting on records in field research in five artists-in-residence environments, all located in São Paulo. In the first two theoretical and analytical chapters, we confront some file data with the principles of interpretation and mediation. Both principles are carried by certain tradition of art criticism, one specifically based on a hermeneutical principle. In the first one, the file data comprise the relationship between procedure and theme in artistic practices, making seen some artificial character about the interpretation procedure. In the second one, it relates the experience of immersion into the artistic practices, within the residences, to considerations made by some artists in relation to the artistic-pedagogical practices conducted by them, comparing this relationship with the principle of mediation. The subsequent chapter attempts to the political tone of the relationship between artistic and pedagogical practices, to the extent that it eventually would cause a change in the economy of forces. The last chapter scrutinizes pedagogical categories of thinking ongoing within the production of so-called works of art. Throughout the analytical course, it takes shape another agonistic relationship, henceforth between two modes of thinking and, therefore, of analysis, which were firstly brought forward strategically, with marked boundaries: a representational one and a performative one. In its disentangling, the thesis analyzes the two fields of tension once armed.
 
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Data de Publicação
2017-01-17
 
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