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Tese de Doutorado
Documento
Autor
Nome completo
André Ferrer Pinto Martins
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Pacca, Jesuina Lopes de Almeida (Presidente)
Duarte, Jose Luciano Miranda
Oliveira, Mauricio Pietrocola Pinto de
Santos, Maria Eduarda do Nascimento Vaz Moniz dos
Zanetic, Joao
Título em português
"Concepções de estudantes acerca do conceito de tempo: uma análise à luz da epistemologia de Gaston Bachelard"
Palavras-chave em português
ciência(estudo e ensino)
epistemologia
estudante de ensino fundamental
estudante de ensino médio
Gaston Bachelard
tempo
Resumo em português
Este trabalho tem como propósito central compreender aspectos da construção do conceito de tempo por estudantes do ensino fundamental e médio, a partir do referencial epistemológico de Gaston Bachelard. O estudo principal constou da realização de um total de 17 (dezessete) entrevistas semi-estruturadas. A análise do material permitiu delinear as características mais marcantes do processo de conceitualização do tempo, representado por um caminhar no sentido da objetivação e do racionalismo crescentes. Também foi possível avaliar a pertinência de nosso referencial teórico na interpretação desse processo. Particularmente, as noções teóricas de obstáculo epistemológico e de perfil epistemológico mostraram-se férteis quando confrontadas com os dados da pesquisa empírica.
Título em inglês
"Students´ conceptions about the concept of time: an analysis using Gaston Bachelard´s epistemology"
Palavras-chave em inglês
epistemology
Gaston Bachelard
time
Resumo em inglês
The aim of this work is, based on the epistemology of Gaston Bachelard, to understand aspects of the construction of the concept of time by elementary and high school students. The main study consisted of 17 (seventeen) semi-structured interviews. The data analysis allowed outlining the most distinctive characteristics of the conceptualisation of time, a process that could be represented as a movement towards an increasing objectivity and rationalism. It was also possible to evaluate the relevance of our theoretical framework for the interpretation of this process. Particularly, the theoretical notions of epistemological obstacle and epistemological profile were fruitful when confronted against the empirical data.
 
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02apresentacao.pdf (84.13 Kbytes)
03capitulo1.pdf (327.96 Kbytes)
04capitulo2.pdf (447.18 Kbytes)
05capitulo2-nota9.pdf (66.78 Kbytes)
06capitulo3.pdf (133.91 Kbytes)
07capitulo4.pdf (369.13 Kbytes)
08conclusao.pdf (129.58 Kbytes)
09referencias.pdf (118.07 Kbytes)
10apendices.pdf (79.02 Kbytes)
Data de Publicação
2005-01-04
 
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