• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2004.tde-30112004-183841
Documento
Autor
Nombre completo
André Ferrer Pinto Martins
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2004
Director
Tribunal
Pacca, Jesuina Lopes de Almeida (Presidente)
Duarte, Jose Luciano Miranda
Oliveira, Mauricio Pietrocola Pinto de
Santos, Maria Eduarda do Nascimento Vaz Moniz dos
Zanetic, Joao
Título en portugués
"Concepções de estudantes acerca do conceito de tempo: uma análise à luz da epistemologia de Gaston Bachelard"
Palabras clave en portugués
ciência(estudo e ensino)
epistemologia
estudante de ensino fundamental
estudante de ensino médio
Gaston Bachelard
tempo
Resumen en portugués
Este trabalho tem como propósito central compreender aspectos da construção do conceito de tempo por estudantes do ensino fundamental e médio, a partir do referencial epistemológico de Gaston Bachelard. O estudo principal constou da realização de um total de 17 (dezessete) entrevistas semi-estruturadas. A análise do material permitiu delinear as características mais marcantes do processo de conceitualização do tempo, representado por um caminhar no sentido da objetivação e do racionalismo crescentes. Também foi possível avaliar a pertinência de nosso referencial teórico na interpretação desse processo. Particularmente, as noções teóricas de obstáculo epistemológico e de perfil epistemológico mostraram-se férteis quando confrontadas com os dados da pesquisa empírica.
Título en inglés
"Students´ conceptions about the concept of time: an analysis using Gaston Bachelard´s epistemology"
Palabras clave en inglés
epistemology
Gaston Bachelard
time
Resumen en inglés
The aim of this work is, based on the epistemology of Gaston Bachelard, to understand aspects of the construction of the concept of time by elementary and high school students. The main study consisted of 17 (seventeen) semi-structured interviews. The data analysis allowed outlining the most distinctive characteristics of the conceptualisation of time, a process that could be represented as a movement towards an increasing objectivity and rationalism. It was also possible to evaluate the relevance of our theoretical framework for the interpretation of this process. Particularly, the theoretical notions of epistemological obstacle and epistemological profile were fruitful when confronted against the empirical data.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
02apresentacao.pdf (84.13 Kbytes)
03capitulo1.pdf (327.96 Kbytes)
04capitulo2.pdf (447.18 Kbytes)
05capitulo2-nota9.pdf (66.78 Kbytes)
06capitulo3.pdf (133.91 Kbytes)
07capitulo4.pdf (369.13 Kbytes)
08conclusao.pdf (129.58 Kbytes)
09referencias.pdf (118.07 Kbytes)
10apendices.pdf (79.02 Kbytes)
Fecha de Publicación
2005-01-04
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.