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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.48.2013.tde-30092013-161541
Documento
Autor
Nome completo
Julio Cesar Boaro Nogueira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Almeida, Rogério de (Presidente)
Oliveira, Kiusam Regina de
Santos, Marcos Ferreira dos
Título em português
Esculpir o tempo: arte, educação e ancestralidade entre os Fons, os Iorubás e os Tchokwes
Palavras-chave em português
Ancestralidade
Arte
Arte africana
Educação
História da África
Mitologia africana
Resumo em português
Esta dissertação aponta para um caminho cuja trajetória é a busca e o entendimento da complexidade da arte e da cultura africana, especialmente da África subsaariana e, dessa forma, contribuir para uma reflexão sobre a formação da cultura brasileira nos seus modos de ser e de pensar, através das características atribuídas aos descendentes de africanos que para o Brasil foram trazidos na condição de escravos. Nosso ponto de partida é a religiosidade de matriz africana reinventada no Brasil, e o motivo pelo qual a escolhemos como base, sem nos aprofundarmos em seus significados, é que ela guarda, mesmo que recriados, traços importantes da linguagem e de um modo de ser que refletem uma maneira muito peculiar característica dos habitantes daquele continente. Aportando nossos estudos no citado território, especialmente nos sítios dos iorubás (Nigéria, principalmente), dos fons (Benim) e dos tchokwes (Angola e Congo), utilizamos a arte não somente como uma maneira de expressão da cultura, mas também apresentando a produção escultórica como uma forma de dialogar com a mitologia. História, arte, mitologia, ancestralidade, poesia e educação africana estão presentes nesta pesquisa que também visa contribuir com as Leis 10639/03 e 11.645/08, de ensino de história e culturas africanas e afro-brasileiras nas salas de aula.
Título em inglês
Sculpt the past: art, education and between Fons ancestry, the Yoruba and Tchokwes
Palavras-chave em inglês
African art
African history
African mythology
Ancestry
Art
Education
Resumo em inglês
This work points to a path whose trajectory is seeking and understanding of the complexity of art and African culture, especially Sub-Saharan Africa and thereby contribute to a reflection on the formation of Brazilian culture in their ways of being and thinking, through the characteristics attributed to the descendants of Africans who were brought to Brazil as slaves. Our starting point is the religiosity of African reinvented in Brazil, and the reason we chose as the base, without delving into their meanings, is that she keeps, even recreated important features of language and a way of being that reflect a very peculiar characteristic of the inhabitants of that continent. Bringing our studies in the said territory, especially in sites Yoruba (Nigeria, mostly), the fons (Benin) and tchokwes (Angola and Congo), we use the art not only as a way of expression of culture, but also showing the production sculpture as a form of dialogue with the mythology. History, art, mythology, ancestry, poetry and African education are present in this study also aims to contribute to the Laws 10639/03 and 11.645/08, teaching history and African cultures and african-Brazilian classrooms.
 
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Data de Publicação
2013-10-15
 
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