• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2010.tde-30082010-105936
Documento
Autor
Nombre completo
Anne Louise Scarinci
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Pacca, Jesuina Lopes de Almeida (Presidente)
Bodião, Idevaldo da Silva
Fusari, Jose Cerchi
Maldaner, Otávio Aloísio
Souza, Denise Trento Rebello de
Título en portugués
Tirando o coelho da cartola: a atuação do formador em um programa de desenvolvimento profissional docente
Palabras clave en portugués
ações do formador
construtivismo na escola
ensino de ciências naturais
Formação contínua de professores
programas de desenvolvimento profissional
Resumen en portugués
A literatura em formação docente tem sido pródiga em traçar perfis e características de bons professores, mas a formação docente que tem sido realizada apresenta muitas dificuldades em atingir esses objetivos. O que pode estar faltando? Os objetivos desta investigação centram-se em descrever e analisar a dinâmica geral de um programa de desenvolvimento profissional, com foco nas ações do formador, e conectar seus objetivos e ações no programa, em sentido amplo, com o quadro teórico disponível em formação docente. Nossa análise se compõe de duas partes. Na primeira, procedemos a uma caracterização geral do grupo de formação, incluindo a forma de abordagem dos conteúdos pelo formador, as tarefas designadas aos participantes e os objetivos gerais, explícitos tanto quanto implícitos, do programa. Na segunda parte da análise, apresentamos três dimensões da prática docente sobre as quais o formador atua: planejar, conduzir a aprendizagem e avaliar os resultados. Identificamos três saberes e ações transversais a todos os episódios de formação, que poderiam ser consideradas como metas maiores do programa: a reflexão sobre a prática, o exercício da autonomia docente e a compreensão da teoria construtivista. Conectamos essas metas com as formas de atuação do formador. Desenvolvemos nossas conclusões em termos de encontrar os necessários e essenciais presentes nesse grupo de formação, que proporcionam os bons resultados em termos da modificação das práticas docentes: o formador trabalhou a partir da prática docente de cada professor, começou todo o ensino pela atitude de ouvir o professor e cultivou abertura de espírito para incluir como conteúdos e atividades de ensino o que fosse necessário para auxiliar o desenvolvimento tanto profissional quanto pessoal dos participantes do programa. Unindo esses necessários e como as modificações pretendidas na prática docente são profundas e enraizadas nas próprias crenças epistemológicas dos professores e em suas decorrentes traduções em metodologias de ensino percebemos como um ponto essencial que o formador agiu, no programa, em consonância com as ações esperadas dos professores, ou seja, ele ensinou através do próprio exemplo, proporcionando a vivência necessária para uma mudança de paradigma sobre as ações educacionais. Verba volant, exempla trahunt.
Título en inglés
Taking a rabbit out of a hat: the actions of a tutor in a teachers professional development program
Palabras clave en inglés
constructivism in the classroom
professional development programs
science education
Teacher formation
tutors procedures and actions
Resumen en inglés
The literature in teacher education has been generous in determining profiles and characteristics of good teachers, but the teacher formation that has been carried out faces many difficulties in attaining those aims. What can be missing? The objectives of this research center in describing and analyzing the general dynamics of a program of professional development, focusing the actions of the tutor, and connecting his objectives and actions in the program, with the theoretical framework in teacher education. Our analysis is composed of two parts. In the first, we perform a general characterization of the formation group, including the ways of approaching the topics, the tasks designated to the participants and the general objectives, both implicit and explicit, of the program. In the second part of the analysis we present three dimensions of the teacher practice about which the tutor acts: planning, conducting learning and evaluating the results. Weve also identified three dimensions that are transversal to all formation episodes, and which could be considered as broader aims of the program: the reflection about the practice, the practice of autonomy and the comprehension of the constructivist theory. Weve connected these aims with the tutors procedures. Weve developed our conclusions in terms of finding the necessaries and essentials present in this formation group, which provide the good learning results and the modification of teachers practices: the tutor worked departing from the real practice of each teacher, began all teaching by the attitude of listening to the teacher and cultivated an open spirit to include as contents and teaching activities what is necessary as an aid to the participants both professional as personal development. Uniting these necessaries and because the intended modification in the teachers practices are profound and rooted in their own epistemological beliefs and consequent translations into teaching methodologies we saw as an essential point that the tutor acted, in the program, in coherence with the expected practice of the teachers, i.e. he taught also through his own example, so the participants would also live the new approach and paradigm of education. Verba volant, exempla trahunt.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-09-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.