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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2010.tde-30082010-102212
Documento
Autor
Nome completo
Maíra Soares Ferreira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Amaral, Monica Guimaraes Teixeira do (Presidente)
Carone, Iray
Silva, Herom Vargas
Título em português
A rima na escola, o verso na história: um estudo sobre a criação poética e a afirmação étnico-social em jovens de uma escola pública de São Paulo
Palavras-chave em português
adolescência
criação poética
culturas juvenis
hibridismos culturais
preconceito e afirmação étnico-social
Resumo em português
Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa e intervenção realizada em uma sala de aula com alunos da 7ª série de uma escola pública de São Paulo. Estes jovens, amantes do ritmo e da poesia, são descendentes de famílias afro-brasileiras e indígenas Pankararu, oriundas do sertão de Pernambuco, que se alojaram em São Paulo, a partir da década de 50, período desenvolvimentista, servindo como mão-de-obra da construção civil paulistana. A escola onde se fez a investigação está situada no bairro Morumbi e atende os estudantes, moradores da favela Real Parque, cujas histórias estão vinculadas a esta experiência de migração do sertão pernambucano para a região sudeste. Observou-se que apesar de conhecida a história desta comunidade, esta não se revelou integrada à cultura escolar, cuja tendência parecia ser a de negar a herança afro-indígena nordestina do corpo discente. Neste sentido, o objetivo do estudo foi investigar e propiciar, pela via poéticomusical dos jovens, formas de interlocução com este passado recente. Assim, a partir de uma pesquisa etnográfica" rumo ao sertão nordestino, na região do Brejo dos Padres, de onde veio grande parte dessas famílias, deparamo-nos com as mais ricas produções de poesia popular, que nos forneceu o material para algumas intervenções em sala de aula. O trabalho em classe, que contou com a participação de alunos e professores, foi em torno dos hibridismos culturais com ênfase nos processos de apropriação, recombinação e reinvenção presentes nas manifestações do cordel, do rap e do repente. Entendemos que este processo de mistura de diferentes estilos de produção poética, convertendo-o em algo próprio, foi um modo de os grupos sociais discriminados pela sociedade brasileira responderem às exigências de subjetivação e de afirmação étnico-social.
Título em inglês
Rhymes at school, verses in history: a study about young peoples poetical creation and ethno-social affirmation at a public school in Sao Paulo
Palavras-chave em inglês
adolescence
cultural hybridity
poetic creation
prejudice and ethno-social affirmation
youth cultures
Resumo em inglês
This dissertation is the result of a research and intervention for seventh grade students in a classroom at a public school in Sao Paulo. These rhythm and poetry young lovers descend from Afro-Brazilian and Pankararu indian families who came from the countryside of Pernambuco and settled down in Sao Paulo after the 1950s (developmental phase) to work as civil construction workers. The school where the research was conducted is placed in Morumbi and serves the students who are Real Park slum dwellers and whose life histories are linked to the migration experience mentioned. We observed that though this communitys history is known, this wasnt proven integrated to the school culture the tendency of which seemed to deny the students are Northeastern Afro-Indian descendent. Therefore, the objective of this study was not only to investigate but also to provide the students with ways to dialogue with their recent past by means of their poetic-musical manners. In order to do so we employed an ethnographic research in Brejo dos Padres [Priests Marsh] region in Northeastern Brazil where most families came from, and we found out a very rich popular poetry production to supply us with material for some intervention in class. This task about cultural hybridity counted on students and teachers participation emphasizing processes of ownership, recombination and reinvention as presented in cordel, rap and repente demonstrations. We understood that mixing up different styles of poetic production to turn them into their own production was a way for these social groups disregarded by society to answer to demands of subjectification and ethno-social affirmation.
 
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Errata.pdf (46.68 Kbytes)
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Data de Publicação
2010-09-10
 
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