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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2012.tde-30072012-153354
Documento
Autor
Nome completo
Deborah Bulbarelli Valentini
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Voltolini, Rinaldo (Presidente)
Belintane, Claudemir
Petri, Renata
Título em português
Impasses pedagógicos contemporâneos: um estudo sobre a orientação vocacional em escolas
Palavras-chave em português
Adolescência
Educação
Orientação vocacional
Psicanálise
Resumo em português
O objetivo desta pesquisa é abordar o tema da orientação vocacional em escolas, precisamente, em projetos destinados a alunos do ensino médio. A partir da experiência da autora em um projeto de orientação vocacional em uma escola particular da Grande São Paulo, observou-se que a escolha de uma profissão migrou do ambiente familiar para o escolar. Analisando essa mudança, o trabalho procura evidenciar significativas alterações sócio-econômico-culturais que concorreram para transformar a Orientação Vocacional num projeto (psico) pedagógico. A metodologia utilizada para investigar estas alterações consistiu no levantamento de ideias e ideais que ao circularem discursivamente tem definido ações no campo da educação. Assumiu-se como definição de discurso a proposta por Jacques Lacan, segundo a qual o discurso é condição para que haja laço social. O estudo constata que o discurso capitalista, aliado ao da ciência em sua versão tecnocientificista , tem, por um lado, legitimado a transferência de responsabilidades que outrora eram das famílias para as escolas e, por outro, transformado a educação escolar em mais uma mercadoria disponível ao consumo. Após a descrição pormenorizada do projeto que inspirou esta pesquisa, elencam-se alguns elementos que, diante dessa temática, podem nortear o trabalho do psicanalista em escolas. A conclusão deste estudo propõe que às escolas caberia a função de delimitar a abrangência com a qual o projeto de Orientação Vocacional tem sido proposto. A partir da teoria psicanalítica, não se propõe a definição de outros projetos como sendo melhores ou mais completos, em vez disso, reitera-se que a escolha de uma profissão é mais uma dentre as muitas escolhas com as quais o adolescente se verá confrontado, e, como toda escolha, será determinada pela posição fantasmática de cada um. Então, na escola, o aluno até poderá ser instruído sobre cursos e carreiras, mas não se aconselha a adoção de projetos que se proponham a instituir um outro que se prontifique a responder sobre o desejo dos adolescentes.
Título em inglês
Contemporary pedagogical dilemmas: a study of vocational guidance in schools
Palavras-chave em inglês
Adolescence
Education
Psycho-analysis
Vocational guidance
Resumo em inglês
The objective of this study is to address vocational guidance in schools, more precisely, projects designed for high-school students. From the experience of the author in a vocational guidance project in a private school in the metropolitan area of São Paulo, Brazil, we observed that the choice of a career has migrated from the family environment to the school environment. By analyzing this change, this study highlights significant social, economic and cultural alterations that have contributed to transform Vocational Guidance in a (psycho) pedagogical project. The methodology used to investigate these alterations consisted of gathering ideas and ideals which by circulating discursively have defined actions in the fields of education. We assumed as the definition of discourse the one proposed by Jacques Lacan, according to which discourse is the condition for the existence of social bond. In this study we verify that the capitalist discourse, with the scientific discourse in its techno-scientistic version , has, on the one hand, legitimated transferring to the schools responsibilities that formerly belonged the family and, on the other hand, has transformed education in another commodity available for consumption. After thorough description of the project which inspired this study, we list some elements that, in the face of this theme, can guide the work of psychoanalysts in schools. In the conclusion of this study we propose that the schools limit the scope with which the Vocational Guidance project has been proposed. From the psychoanalytic theory, we do not propose a definition of other projects as being better or more complete on the contrary, it is emphasized that career choice is one choice amongst many which the adolescent will face and, as with all choices, it will be determined by the phantasmic position of the person. Therefore, in school, the student can even be instructed on courses and careers, but the adoption of projects to institute an other to give answers about the desires of the adolescents is not advised.
 
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ficha.pdf (7.75 Kbytes)
Data de Publicação
2012-08-16
 
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