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Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Cláudia Oliveira Pimenta
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Sousa, Sandra Maria Zakia Lian (Presidente)
Alavarse, Ocimar Munhoz
Martins, Angela Maria
Título em português
Avaliações externas e o trabalho de coordenadores pedagógicos: estudo de uma rede municipal paulista
Palavras-chave em português
Administração da educação
Avaliação da educação
Coordenadores escolares
Resumo em português
Esta pesquisa buscou investigar e analisar se e como as avaliações externas vêm influenciando o exercício da coordenação pedagógica no Ensino Fundamental I da rede pública de educação do município de Indaiatuba/SP, explorando possíveis implicações para a gestão pedagógica do trabalho escolar. A escolha do município deveu-se ao fato de o mesmo ter obtido um alto desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), no ano de 2007, e por apresentar características relevantes para nosso estudo, entre as quais: a utilização da Prova Brasil e da Provinha Brasil, do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) e de avaliação externa própria elaborada pela Secretaria Municipal de Educação a Avaliação Municipal do Desempenho do Aluno (AMDA). Além disso, há na Secretaria um setor específico para cuidar das avaliações. Partiu-se da suposição de que essas avaliações têm gerado mudanças nas propostas e ações de natureza pedagógica e administrativa sob responsabilidade do coordenador pedagógico. É ele também que, usualmente, tem se responsabilizado pela organização dos processos avaliativos da escola, sejam eles internos ou externos. Dada a relevância que as avaliações externas vêm apresentando nas últimas décadas no Brasil e a hipótese assumida neste trabalho de sua crescente importância para o cotidiano das escolas, intencionamos apreender, por meio de manifestações expressas pelos coordenadores pedagógicos, em que medida as avaliações interferem na organização e dinâmica do seu trabalho, bem como da gestão pedagógica da escola. A pesquisa identificou influências relevantes das avaliações na organização do trabalho desses profissionais e das escolas, indicando movimentos de apropriação dos materiais e dados produzidos pelas avaliações no trabalho pedagógico.
Título em inglês
External evaluations and educational coordinators work: a study in a municipal network of state of Sao Paulo
Palavras-chave em inglês
Educational administration
Evaluation of education
School coordinator
Resumo em inglês
This study investigates and analyze whether and how external evaluations has influenced the practice of coordinating education in elementary school I municipal education in Indaiatuba/SP, exploring possible implications for the educational management of school work. The choice of the city was given by the fact that it has obtained a high performance in Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), in 2007, and has relevants characteristics to our study, including: the use of evidence came from Prova Brasil and Provinha Brasil, the Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) and own external evaluation prepared by the Municipal Department of Education - Avaliação Municipal do Desempenho do Aluno (AMDA). In addition, there is a specific sector in the Municipal Department responsible for this assessment. Starting with the assumption that these assessments have led changes in proposals and actions from educational coordinator teaching and administrative responsibility. Given the relevance of external evaluations have been taking in recent decades in Brazil and the assumption assumed in this work of his growing influence in the daily life of schools, we seek to learn through demonstrations expressed by educational coordinators, the extent to which evaluations influence the organization and work dynamics, as well as educational management school. The research identified relevant influences in evaluations of the organization of work of professionals and schools, movements indicating ownership of the materials and data produced by the joint evaluation of pedagogical work.
 
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Data de Publicação
2012-06-21
 
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