• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2012.tde-30052012-101850
Document
Auteur
Nom complet
Cláudia Oliveira Pimenta
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Sousa, Sandra Maria Zakia Lian (Président)
Alavarse, Ocimar Munhoz
Martins, Angela Maria
Titre en portugais
Avaliações externas e o trabalho de coordenadores pedagógicos: estudo de uma rede municipal paulista
Mots-clés en portugais
Administração da educação
Avaliação da educação
Coordenadores escolares
Resumé en portugais
Esta pesquisa buscou investigar e analisar se e como as avaliações externas vêm influenciando o exercício da coordenação pedagógica no Ensino Fundamental I da rede pública de educação do município de Indaiatuba/SP, explorando possíveis implicações para a gestão pedagógica do trabalho escolar. A escolha do município deveu-se ao fato de o mesmo ter obtido um alto desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), no ano de 2007, e por apresentar características relevantes para nosso estudo, entre as quais: a utilização da Prova Brasil e da Provinha Brasil, do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) e de avaliação externa própria elaborada pela Secretaria Municipal de Educação a Avaliação Municipal do Desempenho do Aluno (AMDA). Além disso, há na Secretaria um setor específico para cuidar das avaliações. Partiu-se da suposição de que essas avaliações têm gerado mudanças nas propostas e ações de natureza pedagógica e administrativa sob responsabilidade do coordenador pedagógico. É ele também que, usualmente, tem se responsabilizado pela organização dos processos avaliativos da escola, sejam eles internos ou externos. Dada a relevância que as avaliações externas vêm apresentando nas últimas décadas no Brasil e a hipótese assumida neste trabalho de sua crescente importância para o cotidiano das escolas, intencionamos apreender, por meio de manifestações expressas pelos coordenadores pedagógicos, em que medida as avaliações interferem na organização e dinâmica do seu trabalho, bem como da gestão pedagógica da escola. A pesquisa identificou influências relevantes das avaliações na organização do trabalho desses profissionais e das escolas, indicando movimentos de apropriação dos materiais e dados produzidos pelas avaliações no trabalho pedagógico.
Titre en anglais
External evaluations and educational coordinators work: a study in a municipal network of state of Sao Paulo
Mots-clés en anglais
Educational administration
Evaluation of education
School coordinator
Resumé en anglais
This study investigates and analyze whether and how external evaluations has influenced the practice of coordinating education in elementary school I municipal education in Indaiatuba/SP, exploring possible implications for the educational management of school work. The choice of the city was given by the fact that it has obtained a high performance in Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), in 2007, and has relevants characteristics to our study, including: the use of evidence came from Prova Brasil and Provinha Brasil, the Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) and own external evaluation prepared by the Municipal Department of Education - Avaliação Municipal do Desempenho do Aluno (AMDA). In addition, there is a specific sector in the Municipal Department responsible for this assessment. Starting with the assumption that these assessments have led changes in proposals and actions from educational coordinator teaching and administrative responsibility. Given the relevance of external evaluations have been taking in recent decades in Brazil and the assumption assumed in this work of his growing influence in the daily life of schools, we seek to learn through demonstrations expressed by educational coordinators, the extent to which evaluations influence the organization and work dynamics, as well as educational management school. The research identified relevant influences in evaluations of the organization of work of professionals and schools, movements indicating ownership of the materials and data produced by the joint evaluation of pedagogical work.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2012-06-21
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.