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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2018.tde-30012018-143242
Document
Auteur
Nom complet
Marcia Fernandes Lourenço
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2017
Directeur
Jury
Marandino, Martha (Président)
Bertozzo, Tânia Maria Cerati
Bevilaqua, Diego Vaz
Trivelato, Silvia Luzia Frateschi
Vasconcellos, Camilo de Mello
Titre en portugais
Materiais educativos em museus e sua contribuição para a alfabetização científica
Mots-clés en portugais
Alfabetização científica
Educação em museus
Materiais educativos
Museus
Zoológicos
Resumé en portugais
As discussões atuais sobre alfabetização científica indicam um consenso de que ela é um processo que ocorre por toda a vida do indivíduo em vários espaços de educação. Os museus cumprem um importante papel na educação dos indivíduos fora do ambiente escolar e ao longo da vida. Estas instituições oferecem uma série de atividades educativas com a intenção de aproximar e melhorar a percepção pública sobre ciência. Dentre estas atividades, está a produção e utilização de materiais educativos. O objetivo geral desta pesquisa é: investigar como/se os materiais utilizados nas diversas ações educacionais e culturais realizadas pelos museus contribuem para o processo de alfabetização científica do público. O trabalho foi realizado no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, Sorocaba, SP analisando 27 materiais produzidos pela instituição e a interação de um deles com o público escolar visitante. Os materiais consistem em objetos tridimensionais (animais e plantas conservadas, modelos e réplicas). Para a coleta e análise dos dados utilizamos metodologia qualitativa e quantitativa com diversos procedimentos que nos permitiram triangular os dados para conferir maior credibilidade à pesquisa. Para a análise dos dados utilizamos a ferramenta teórico-metodológica desenvolvida por Cerati (2014), Rocha (2016) e Oliveira (2016), que propuseram indicadores e atributos para avaliar processos e produtos desenvolvidos em museus. Os resultados revelaram que, sob o ponto de vista da intenção da produção dos materiais educativos, eles contribuem para a alfabetização científica com a identificação de todos os indicadores (científico, interface social, institucional e estético/afetivo/cognitivo), assim como 11 dos 16 atributos de alfabetização científica. A interação do público com 1 dos materiais (mochila de curiosidades) mostrou a presença de 2 indicadores e 4 atributos. Concluímos que os materiais contribuem para a alfabetização científica do público, mas que estes poderiam incluir a abordagem de aspectos relacionados com a relevância da instituição, do pesquisador e da própria ciência, atributos pouco identificados durante a análise.
Titre en anglais
Educative materials in museums and their contribution for scientific literacy
Mots-clés en anglais
Educational materials
Museum education
Museums
Scientific literacy
Zoos
Resumé en anglais
Current discussions about scientific literacy have shown a consensus that this is a continuous process that occurs during individuals lifetime, in different education facilities. Museums play an important role in education out of school environment and along life. Such institutions provide a number of educative activities aiming to approach and to improve awareness about science. Among them is the production and use of educational materials. The general objective of this research is to investigate how/if these materials used in the various museums educational and cultural actions contribute to the process of public scientific literacy. This research was conducted in Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, located in the city of Sorocaba, São Paulo state. Twentyseven materials produced by this institution were analyzed, particularly the interaction between one of these materials and the visiting students audience. These materials consisted of tridimensional objects - specimens of preserved animals and plants, models and casts. For data collection and analysis we used quantitative and qualitative methodology, combining different procedures for data triangulation. We used a theoretical-methodological instrument developed by Cerati (2014), Rocha (2016), and Oliveira (2016), who proposed indicators and attributes to evaluate processes and products developed by museums. Our results have shown that, considering the intention of educative materials producing, they contribute for scientific literacy, considering the recognition of all indicators (scientific, social interface, institutional, and aesthetic/affective/cognitive), as weel as 11 of the 16 attributes of scientific literacy. The interaction between the audience with one of the materials (named curiosities bag) has showed the presence of 2 indicators and 4 attributes. Our conclusion is that these materials contribute for the audience scientific literacy, but on aspects like institution, researcher and science relevance - which appear very discreetly in the analysis - could receive more attention during their development.
 
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Date de Publication
2018-02-19
 
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