• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2014.tde-29092014-135442
Document
Auteur
Nom complet
Gláucia Reuwsaat Justo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Castellar, Sonia Maria Vanzella (Président)
Moura, Manoel Oriosvaldo de
Souza, Vanilton Camilo de
Titre en portugais
As relações espaciais e a aproximação entre a geografia e a matemática com crianças do 1º ano do ensino fundamental
Mots-clés en portugais
1º ano do ensino fundamental
Geografia
Matemática
Relações espaciais
Resumé en portugais
Desde muito pequenas as crianças constroem relações especiais por meio das suas percepções, das experiências com os objetos e com o meio e das soluções para os desafios que encontram. Para tomar consciência daquilo que aprendem, é importante que a escola traga desafios que busquem a exploração espacial. Vários conceitos de Matemática e de Geografia estão presentes na aprendizagem do espaço, que é construída pela combinação de significados, de situações e de representações diversificadas. A teoria de Jean Piaget sobre a construção das relações especiais foi utilizada para fundamentar as situações de ensino e aprendizagem, ligadas a Geografia e a Matemática, que foram realizadas. O problema de pesquisa foi: Como conceitos geográficos e matemáticos articulam-se na construção das relações espaciais em crianças de 1º ano do Ensino Fundamental? Um estudo de caso foi realizado com as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental que participaram do Projeto Clube de Matemática e Ciências da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. A pesquisa evidenciou com as situações propostas que as crianças estão construindo as aprendizagens sobre as relações especiais de forma articulada, tanto com conceitos matemáticos e geográficos, nos diferentes desafios que lhes foram apresentados.
Titre en anglais
The spatial relations and the interaction between Geography and Mathematics in its construction by children of the first year of elementary school
Mots-clés en anglais
First year of elementary school
Geography
Mathematics
Spatial relations
Resumé en anglais
Since very Young, children build their spatial relations through their perceptions, from their experience with objetcs and from the solutions found to the challenges they face. To allow them to be conscious of what they learn, it is important that the school promotes challenges that instigate the spatial learning, which is built through the combination of meanings, situations and diversified representations. Jean Piaget´s theory about the construction of the spatial relations was utilized to fundament the teaching and learning situations implemented, which were connected to Geography and Mathematics. The question to be answered in this research was: How Geografphy and Mathematics´ concepts are related in the construction of spatial relation in children of the first year of elementary school?. A case study was developed with targeted children that participated in the Mathematics and Science Clube Project, developed by that the children are construing their learning about spatial relations in an articulated manner, with concepts from both Mathematics and Geography, in the differente challenges that were presented.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2014-10-07
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.