• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
Documento
Autor
Nome completo
Glades Miquelina Debei Serra
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Arroio, Agnaldo (Presidente)
Alario, Adelaide Faljoni
Castellar, Sonia Maria Vanzella
Farias, Luciana Aparecida
Kasseboehmer, Ana Claudia
Título em português
Estudo de caso referente a uma formação continuada de docentes para uso das TIC no ensino de ciências da natureza
Palavras-chave em português
Ciências educação e ensino
Formação de professores
Novas tecnologias da informação e comunicação
Resumo em português
Esta pesquisa refere-se a um estudo de caso realizado com um grupo de professores dos Ensinos Público e Privado, em que foram analisadas suas ações e práticas pedagógicas antes e após um curso de formação continuada: Uso das TIC como recurso educacional para professores de ciências, promovida pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), com o objetivo de verificar se após um curso de formação continuada foi desenvolvida a autonomia docente quanto à escolha e utilização de recursos tecnológicos informacionais, como estratégia de ensino e de aprendizagem. Como metodologia, numa primeira etapa, foi adotada uma pesquisa descritiva, com levantamento de dados de caráter qualitativo, associado à apresentação de dados quantitativos. Foram aplicados dois questionários semiabertos, sendo o primeiro no início do curso e o segundo ao término da formação continuada. Posteriormente foram realizadas entrevistas semiestruturadas com parte do grupo concluinte da formação. O curso contou com dez participantes na sua totalidade e desse total, sete foram entrevistados. Os dados foram organizados em categorias e subcategorias criadas a partir da análise das entrevistas. Neste estudo de caso, observou-se que após o curso de formação oferecido, algumas mudanças ocorreram para alguns docentes. Os entrevistados relataram transformações em suas práticas profissionais após realização do curso, como por exemplo, identificar, avaliar e utilizar os recursos apresentados conforme suas necessidades, considera-se portanto, que ocorreu a aquisição de novos conhecimentos referentes à utilização de diferentes estratégias de ensino com o uso das TIC. Para que ocorra a melhoria na qualidade de ensino entende-se a necessidade de se investir na formação continuada de docentes e gestores, na infraestrutura das escolas, na adoção de políticas públicas que tratem da capacitação tecnológica para professores, de forma que seja implementado um conjunto de ações para a melhoria da aprendizagem e para o desenvolvimento da autonomia docente, de forma que suas escolhas sejam conscientes, coerentes e livres e assim possam contribuir para a educação de qualidade que tanto se almeja.
Título em inglês
Case study regarding to continuous training of teachers to use ICT in natural science education
Palavras-chave em inglês
ICT
Science education and teaching
Teachers training
Resumo em inglês
This research is a case study based on a group of teachers of the Public and Private Schools, in which were analyzed the teachers actions and pedagogical practices before and after a continued formation course named The use of TIC as an education resource to Science teachers, promoted by Faculty of Education, University of São Paulo (FE-USP). The objective was to verify if after a continue formation course the teachers autonomy about the decision of which technologic resources, such as teaching strategies and learning, is developed. As methodology, in a first stage, was embraced a descriptive research, in which qualitative data was associated to a quantitative data presented. Where applied two partially opened questionnaires: the first at the beginning of the course and the second by the end of it. Later, partially structured interviews were realized with the group that has finished the course. The course has counted with a total of ten participants of whom seven where interviewed. The data was categorized in categories and sub-categories made by the interview analysis. In this case study was noticed that after the formation course some change had happened to some teachers. Respondents reported changes in their professional practice after completion of the course, for example, to identify, evaluate and use the resources presented to your needs, it is considered therefore that was the acquisition of new knowledge concerning the use of different teaching strategies with the use of ICT.To improve the teaching quality we believe is necessary to invest in the continued formation for teachers and managers, to invest in the Schools infrastructure, in public practices directed to professional training for teachers, so that it could be implemented a set of actions to improve the learning and to develop the teachers autonomy in a way that their choices are conscious, coherent and free to contribute for the quality education that is aimed.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-07-31
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2014. Todos os direitos reservados.