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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2017.tde-29032017-161243
Documento
Autor
Nome completo
Ricardo Matheus Benedicto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Severino, Antonio Joaquim (Presidente)
Amaral, Monica Guimaraes Teixeira do
Barbosa, Maria Valéria
Santos Júnior, Renato Nogueira dos
Tavares, Fernando Jorge Pina
Título em português
Afrocentricidade, educação e poder: uma crítica afrocêntrica ao eurocentrismo no pensamento educacional brasileiro
Palavras-chave em português
Afrocentricidade
Educação quilombista
Eurocentrismo
Poder
Resumo em português
Esta tese tem por objetivo contribuir para uma melhor compreensão do papel do eurocentrismo no pensamento educacional brasileiro. Para tanto orientado pela filosofia afrocêntrica de Abdias do Nascimento, Molefi Kete Asante, Marimba Ani e pelos trabalhos de Cheikh Anta Diop, Asa Hilliard, Carter G. Woodson e Wade Nobles realizamos uma crítica afrocentrada do pensamento educacional de Rui Barbosa, José Veríssimo, Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira, Paulo Freire e Darcy Ribeiro bem como dos modelos educacionais defendidos e implementados por estes importantes pensadores da educação do país. Para reforçar esta crítica, este trabalho avalia a maneira pela qual a intelectualidade afro-brasileira compreendeu e reagiu aos sistemas de educação desenvolvidos por aqueles intelectuais. Nossa análise também mostrou que o modelo eurocêntrico de educação implantado no país tem como um de seus principais objetivos manter o poder e a hegemonia branca europeia. Em uma sociedade orientada e organizada pela ideologia da supremacia branca os não brancos descendentes de africanos e indígenas não têm poder, e desse modo, como conclusão deste trabalho, argumentamos que somente um modelo educacional quilombista (afrocentrado) é capaz de oferecer uma educação que atenda de modo satisfatório às necessidades dos afro-brasileiros.
Título em inglês
Afrocentricity, education and power: an afrocentric critique to the eurocentrism in the Brazilian educational thought
Palavras-chave em inglês
Afrocentricity
Eurocentrism
Power
Quilombista education
Resumo em inglês
This thesis aims to contribute to a better understanding of the role of Eurocentrism in the Brazilian educational thinking. For both guided by afrocentric philosophy of Abdias do Nascimento, Molefi Kete Asante, Marimba Ani and by the works of Cheikh Anta Diop, Asa Hilliard, Carter G. Woodson and Wade Nobles we performed an afrocentric review of the educational thought of Rui Barbosa, José Veríssimo, Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro and Paulo Freire and the educational models advocated and implemented by these important thinkers of education in the country. To reinforce this criticism, this work assesses the manner in which Afro-Brazilian intellectuals understood and reacted to education systems developed by those thinkers. Our analysis also showed that the Eurocentric model of education implemented in the country has as one of its main objectives to maintain the power and white European hegemony. In a society oriented and organized by ideology of white supremacy non-whites descendants of Africans and Indians have no power, and thereby, at the conclusion of this study, argue that only the quilombista educational model (afrocentric) is able to offer an education that meets satisfactorily the needs of Afro-Brazilians.
 
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Data de Publicação
2017-04-17
 
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