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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.48.2007.tde-29012009-154852
Documento
Autor
Nome completo
Thomas Massao Fairchild
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Barzotto, Valdir Heitor (Presidente)
Bayma, Andréa Cristina Pavão
Carmagnani, Anna Maria Grammatico
Lajonquière, Leandro de
Souza, Maria Cecilia Cortez Christiano de
Título em português
Leitura de impressos de RPG no Brasil: o satânico e o secular.
Palavras-chave em português
análise do Discurso
escolarização de objetos culturais
escrita
história da leitura
material didático
nonsense
psicanálise
role-playing games
sujeito
Resumo em português
Este trabalho discute a incorporação de novos materiais pela escola através do estudo da leitura de impressos de RPG (role-playing games, ou jogos de interpretação de papéis). Estes impressos (livros e revistas) começaram a surgir no país por volta de 1990 e no decurso da década se diversificaram bastante, inclusive graças a uma volumosa produção de títulos nacionais. Em 2001, quando uma estudante foi assassinada em Ouro Preto e o crime foi associado à prática dos role-playing games, dois aspectos aparentemente contrários tornaramse evidentes por um lado, a presença de jogos que parodiam temas religiosos e aos quais se atribuiu influência sobre o comportamento criminoso, e por outro, a existência de livros dedicados a assuntos do currículo escolar. Com base numa aliança entre preceitos da História Cultural, da Lingüística e da Psicanálise, este trabalho procura compreender esse trajeto, pensando particularmente no problema de como surgem novos sentidos na leitura e como esses sentidos passam a ser negociados uma vez que se instauram no discurso. Através da descrição de impressos de RPG e da análise de diversos aspectos da sua leitura, manuseio e circulação, o trabalho visa discutir as formas como a linguagem não apenas manifesta, mas efetivamente sustenta e realiza as relações de poder através das quais um determinado tipo de material pode se constituir como objeto de relevância para a escola.
Título em inglês
The satanic and the secular: the reading of RPG publications in Brazil.
Palavras-chave em inglês
discourse analysis
history of reading
nonsense
psychoanalysis
role-playing games
scholarization of cultural objects
subject
teaching material
writing
Resumo em inglês
This work discusses the adoption of new materials in school by studying the reading of RPG (role-playing game) publications. These publications (books and magazines) first appeared in Brazil around 1990 and throughout that decade became very diverse also due to a voluminous production of national titles. By 2001, when a student was murdered in the city of Ouro Preto and the crime was reputed to role-playing game pratices, two apparently contrary aspects became evident: on the one hand, the presence of games that parody religious themes and to which an influence upon criminal behavior was attributed, and on the other hand the existence of books dedicated to school subjects. Based on concepts from Cultural History, Linguistics and Psychoanalysis, this work attempts to explain this trajectory, considering particularly the problem of how new meanings occur in reading and how these meanings are dealt with once they are installed in a discourse. By describing RPG publications and analysing how they might be read, handled and passed on among readers, this works discusses how language not only manifests, but rather supports and effects power relations by which a certain type of material may become an object of relevance from the schools perspective.
 
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Data de Publicação
2009-03-16
 
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