• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2007.tde-29012009-145425
Document
Auteur
Nom complet
Wanderley José Deina
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2007
Directeur
Jury
Severino, Antonio Joaquim (Président)
Favaretto, Celso Fernando
Horn, Geraldo Balduino
Titre en portugais
Filosofia no ensino médio e o problema da formação política: uma discussão sob a perspectiva da teoria crítica
Mots-clés en portugais
cidadania
educação
ensino de filosofia
formação política
teoria crítica
Resumé en portugais
Qual o papel a ser desempenhado pela Filosofia no Ensino Médio? Partindo desta questão, tendo como base a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, este trabalho defende a tese de que a principal contribuição da filosofia para a educação reside em seu caráter eminentemente político. O seu ensino deve contribuir para a formação política dos estudantes, proporcionando um esclarecimento sobre as forças que pretendem guiá-los de forma heterônoma, para que eles possam construir a sua própria autonomia, tornando-se plenamente cidadãos, responsáveis por si e por toda a sociedade. O esclarecimento é entendido, à maneira de Kant, como a saída do homem de sua auto-inculpável menoridade. Para que a educação proporcione uma formação para a maioridade, o professor de Filosofia precisa articular-se com os demais educadores para a construção de uma educação crítica que reconheça a sua essência política. As principais forças da heteronomia, nas sociedades modernas, são representadas pela indústria cultural e pela racionalidade instrumental, que determinam de forma direta e indireta todo o processo educativo tradicional. Por isso, a disciplina de Filosofia precisa refletir, filosofando com os estudantes, sobre o caráter reacionário que a cultura pode assumir, quando fabricada pela indústria cultural. Ela precisa ser uma filosofia para a contradição e para a resistência às forças da heteronomia, para proporcionar aos estudantes as possibilidades concretas de emancipação, não apenas individual, mas de toda a humanidade.
Titre en anglais
Philosophy in high school and the problem of education policy: a discussion from the perspective of Critical Theory.
Mots-clés en anglais
citizenship
critical theory
education
education policy
teaching philosophy
Resumé en anglais
What´s the High School Philosophy role? From this question, based on Frankfurt School Critical Theory, this work suppports the thesis that the main Philosophy contribution to education is in its eminently political character. Its teaching must contribute to the students political development providing elucidation about the strengths which intend to guide them by heteronomy way, so that they are able to build their own autonomy becoming citizens responsible for themselves and all society. The elucidation is understood through Kant´s ideas like man´s leaving from his self-culpable minority. In order to the education provides a development to the majority, the Philosophy Professor has to articulate with the other educators in a critical education building which recognizes its political essence. The main heteronomy strengths, in modern societies, are represented by culture industry and instrumental rationality which determine the direct and indirect ways of all traditional education process. Therefore, the Philosophy subject needs to be thought to philosophize with the students about the reactionary character that the culture may take over when manufactured by cultural industry. It needs to be a philosophy for the contradiction and for the resistance to the heteronomy strengths, to provide the possibilities of concrete emancipation to the students, not only individual but all humanity.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2009-03-12
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.