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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.48.2019.tde-28112018-155205
Documento
Autor
Nome completo
Paula Medeiros Prado Silvestrini
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Silva, Maria de Lourdes Ramos da (Presidente)
Bernardes, Maria Eliza Mattosinho
Gouvêa, Maria Elena de
Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro
Mello, Marina Pereira de Almeida
Título em português
O trabalho criativo emancipador na formação de professores para atuação na modalidade EJA
Palavras-chave em português
Educação
EJA
Formação
Trabalho criativo emancipador
Resumo em português
Ao tecerem a relação entre as ideias pedagógicas e a prática educativa os atores da educação podem materializar o ato educativo por meio de um trabalho criativo emancipador, objeto investigado nessa pesquisa. Na análise desse objeto consideramos o conceito de trabalho em sua dimensão humanizadora; o conceito criativo no diálogo entre as dimensões da práxis e o conceito emancipador relacionado à intencionalidade do trabalho. A presente pesquisa-ação tem por base a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica e por objetivos demonstrar que esse objeto de pesquisa se relaciona à constituição dos próprios sujeitos, professor e estudantes, que de forma consciente se envolvem no processo de formação, além de investigar a linguagem fílmica como instrumento de trabalho no processo de formação de professores para atuarem, entre outras, na modalidade EJA. Nesse processo problematizamos a contribuição de um trabalho criativo emancipador na internalização dos saberes sobre a EJA, tendo como instrumento a linguagem fílmica em seu fruir e fazer. Como resultados da pesquisa-ação observou-se a contribuição da linguagem fílmica no processo de formação dos dois atores envolvidos no processo. A professora aproximou-se das singularidades dos estudantes, em especial dos adultos da turma e suas experiências com a modalidade EJA e identificou a prática social como ponto de partida e de chegada do processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes tiveram a oportunidade de criar canais de comunicação e de refletir sobre suas histórias de vida. Constituíram também um maior pertencimento com o espaço do Instituto de ensino superior (IES) onde foi realizada a pesquisa, além de desconstruírem pré-conceitos relacionados ao adulto estudante, em especial a mulher, internalizando mais significativamente os saberes envolvendo a modalidade EJA.
Título em inglês
The creative emancipating work in the training of teachers to work in the EJA modality
Palavras-chave em inglês
Creative work emancipator
Education
EJA
Training
Resumo em inglês
By linking pedagogical ideas with educational practice, education actors can materialize the educational act through a "creative emancipatory work", an object investigated in this research. In the analysis of this object we consider the concept of work in its humanizing dimension; the creative concept in the dialogue between the dimensions of praxis and the emancipatory concept related to the intentionality of work. The present action research is based on historical-cultural psychology and historical-critical pedagogy and aims to demonstrate that this research object is related to the constitution of the subjects themselves, teacher and students, who consciously get involved in the formation process , in addition to investigating film language as a working tool in the teacher training process to act, among others, in the EJA modality. In this process, we discuss the contribution of an emancipatory creative work in the internalization of the knowledge about the EJA, having as an instrument the filmic language in its enjoyment and doing. As a result of the action research, the contribution of the film language was observed in the process of formation of the two actors involved in the process. The teacher approached the singularities of the students, especially the adults of the class and their experiences with the EJA modality, and identified the social practice as the starting point and the arrival of the teaching and learning process. Students had the opportunity to create communication channels and reflect on their life stories. They also constituted a greater belonging with the space of the institution of higher education (IES) where the research was carried out, besides deconstructing preconceptions related to the adult student, especially the woman, internalizing more significantly the knowledge involving the EJA modality.
 
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Data de Publicação
2019-01-02
 
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