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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.48.2019.tde-28112018-152839
Documento
Autor
Nome completo
Wanessa Aparecida Trevizan de Lima
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Abdounur, Oscar Joao (Presidente)
Baier, Tânia
Brolezzi, Antonio Carlos
Lins, Abigail Fregni
Oliveira, Zaqueu Vieira
Título em português
Contextualização: o sentido e o significado na aprendizagem de matemática
Palavras-chave em português
Aprendizagem significativa
Contextualização
Ensino de matemática
Matemática e música
Progressões geométricas
Teoria da atividade
Resumo em português
Diante da afirmação recorrente entre alunos e pesquisadores de que a aprendizagem escolar dos conteúdos matemáticos são carentes de sentido e significado, temos elaborado propostas contextualizadoras para o ensino dessa disciplina. Na primeira parte deste trabalho, procuramos esclarecer a significação das palavras sentido, significado e contextualização, do modo como têm sido por nós interpretadas e a relação que essas palavras têm entre si. Para isso, nos embasamos em teorias da aprendizagem, as quais nos apontam caminhos para acreditar que a aprendizagem escolar pode ser relevante e significativa para os estudantes. A partir dessas teorias, argumentamos que a aprendizagem de um conteúdo escolar deve estar conectada às necessidades do indivíduo e a outros conteúdos, os quais compõem os contextos do conteúdo principal. Na segunda parte, através de uma pesquisa-ação, buscamos atingir o nosso objetivo de investigar se determinada sequência didática, elaborada a partir de uma concepção específica de contextualização, contribui para conferir sentido e significado para a aprendizagem de um conteúdo matemático específico. O conteúdo matemático escolhido foi Progressões Geométricas e a sequência didática contextualizadora foi a oficina Matemática e Música, aplicada a alunos do Ensino Médio numa escola estadual de São Paulo. Utilizamos, como ferramentas de investigação, entrevistas com os alunos e avaliações diagnósticas. As análises dos resultados contribuem para exemplificarmos a nossa concepção de práticas contextualizadoras, bem como atingirmos o objetivo da pesquisa-ação, acima enunciado.
Título em inglês
Contextualization: sense and meaning in learning mathematics
Palavras-chave em inglês
Activity theory
Contextualization
Geometry progression
Mathematics and music
Mathematics instruction
Meaningful learning
Resumo em inglês
Faced with the recurring affirmation between students and researchers that school learning of mathematical contents is short of sense and meaning, it was elaborated contextualized teaching purposes for that subject. In the first part of this work, we sought to clear the signification of the words sense, meaning and contextualization, the way that we have been making interpretations about them and the connection among those words. Thus, we based on learning theories that point us out some ways to believe that school learning can be relevant and meaningful for the students. Originating from those theories, we discuss that learning a school content must be connected to the needs of an individual and other contents that compose the contexts of the main content. In the second part, through an action research, we tracked down our objective of investigating if specific didactical sequence, elaborated from a particular conception of contextualization, contributes for giving sense and meaning for learning an explicit mathematical content. The chosen mathematical content was Geometrical Progression, and the didactical sequence was a workshop about Mathematics and Music, applied for high school students of a state school of Sao Paulo. We used, as investigations tools, interviews with students and diagnostic evaluations. The analysis of the results contributes to exemplify our conception of contextualized practices, as well as to reach the aim of action research, as proposed above.
 
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Data de Publicação
2019-01-02
 
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