• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2010.tde-28092010-095901
Documento
Autor
Nombre completo
Luis Antonio Gagliardi Prado
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Abdounur, Oscar Joao (Presidente)
Lins, Abigail Fregni
Valente, Wagner Rodrigues
Título en portugués
Matemática, física e música no renascimento: uma abordagem histórico-epistemológica para um ensino interdisciplinar
Palabras clave en portugués
física
interdisciplinaridade
matemática
música
Pitágoras
renascimento
Resumen en portugués
Durante o Renascimento ocorre uma retomada do pensamento racional em que o conhecimento clássico é revisitado e reorganizado pelo homem. Há uma contestação à razão pitagórica nos intervalos musicais. Vincenzo Galilei se opõe à maneira que Pitágoras relacionou os intervalos musicais através de razões de números naturais. Dá-se então, uma revolução sobre as idéias científicas que influenciaram a música. Vincenzo Galilei rompe com a visão pitagórica e passa a testar experimentalmente relações musicais supostamente corretas e começa a reescrever a teoria musical a partir de fundamentos experimentais. Seu filho Galileu, por sua vez, coloca a física dentro de um enfoque experimental e prático. Com este novo enfoque a concepção pitagórica da música se vê ameaçada. As relações entre a física, a matemática e a música se intensificam e o estudo da música nesta época tem um caráter particularmente interessante sob o ponto de vista interdisciplinar. Através de um enfoque histórico-epistemológico, busca-se estudar a importância da interdisciplinaridade no ensino de maneira geral, em especial da matemática, física e música, e de propor algumas oficinas interdisciplinares em que essas três disciplinas, possam de algum modo estar presentes. O aprendizado focado em mais de uma disciplina através de uma atividade interdisciplinar nem sempre é fácil e pode representar um obstáculo epistemológico, uma vez que saímos de nossa zona de conforto. Tais oficinas, portanto, têm também por objetivo instigar o aluno e convidá-lo a ter um enfoque reflexivo e crítico, assim como perceber o desafio que é enxergar e estudar fenômenos através de enfoques diferentes. Espera-se, dessa maneira, enriquecer o potencial de aprendizado através de uma complementação do ensino tradicionalmente feito através de disciplinas separadas, pela inclusão da interdisciplinaridade, quando possível.
Título en inglés
Mathematics, physics and music in the Renaissance: a historical- epistemological approach for an interdisciplinary teaching
Palabras clave en inglés
interdisciplinary
mathematics
music
physics
Pythagoras
renaissance
Resumen en inglés
During the Renaissance there is a resumption of the rational thought in which classical knowledge is revisited and rearranged by man. There is a contestation that challenges the Pythagorean intervals. Vincenzo Galilei opposed the way that Pythagoras listed the musical intervals by ratios of natural numbers. It was then established a revolution of scientific ideas that influenced music. Vincenzo Galilei breaks the Pythagorean view and starts to test experimentally musical relationships that were supposedly correct and begins to write a new music theory based on experimental foundations. His son Galileo, in turn, puts physics within a practical an experimental approach. Due to this new approach, the Pythagorean concept of music is threatened. The relationships between physics, mathematics and music are intensified and the study of music at this time has a particularly interesting character from an interdisciplinary point of view. Through a historical and epistemological approach, this work studies the importance of interdisciplinary education in general, especially in mathematics, physics and music, and aims at suggesting some interdisciplinary workshops such that these three disciplines can somehow be present. Learning involving more than one subject through an interdisciplinary activity is not always easy and may represent an epistemological obstacle since we go out of our comfort zone. These workshops therefore also aim at instigating the students as well as inviting them to take a reflective and critical approach, and realize how challenging is to see and study phenomena through different points of view. It is hoped in this way to enrich the learning potential through a complementation of the education process, traditionally done by separate subjects, by the inclusion of interdisciplinary activities whenever possible.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-10-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.