• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
Document
Auteur
Nom complet
Sumaya Mattar
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2002
Directeur
Jury
Miranda, Hercilia Tavares de (Président)
Machado, Regina Stela Barcelos
Menezes, Luis Carlos de
Titre en portugais
Aprender a ouvir o som das águas. O projeto poético-pedagógico do professor de arte
Mots-clés en portugais
Artes (Educação)
Artes (estudo e ensino)
Formação de Professores
Resumé en portugais
Este trabalho tem por objetivo contribuir para a reflexão sobre questões e desafios com que se defrontam aqueles que lidam com o ensino de arte no espaço escolar e também aqueles que trabalham com a formação de professores de Arte. Quando se distancia dos motivos que o levaram a escolher a docência como campo de atuação, o professor de Arte vive uma crise de sentido da profissão, que se revela tanto em suas ações como em suas concepções sobre o ensino-aprendizagem da arte. A hipótese central do trabalho é de que o encontro de sentidos para a profissão equivale à conquista de uma atitude crítica, reflexiva e inventiva no exercício da docência e, ainda, de que essa atitude pode ser favorecida pela aproximação do professor com o fenômeno artístico. São apresentados e discutidos os resultados de uma iniciativa desenvolvida com alunas do Curso de Especialização em Arte-Educação da Escola de Comunicações e Artes da USP, de 1997, quando a autora também o freqüentava, e de um projeto desenvolvido com professores de Arte de escolas municipais da região leste de São Paulo, durante o ano de 1999. O material de estudo é constituído de produções escritas e visuais dos sujeitos, bem como de relatos autobiográficos que tiveram como foco a formação pessoal nos campos da arte e da educação. As iniciativas desenvolvidas com os professores são discutidas à luz das contribuições advindas da história de vida como método de investigação e de formação de adultos, bem como dos estudos sobre a inteligência criadora, cuja principal manifestação é a capacidade humana de forjar projetos. O trabalho ajuda a dimensionar as possibilidades de atuação em uma modalidade de formação docente que, apesar das pesquisas em ritmo crescente, necessita de muitas outras investigações a respeito da interdependência entre os princípios norteadores para o ensino de arte no espaço escolar e as condições objetivas e subjetivas que favorecem ou dificultam o pleno exercício do arte-educador.
Titre en anglais
Learning how to listen to the sound of water: the poetic-pedagogical project of the Arts teacher
Mots-clés en anglais
Arts (Education)
Arts (study and teaching)
Teacher Training
Resumé en anglais
This paper objective is to contribute for the reflection about questions and challenges that those who lead with the teaching of Arts in the school space, and also those who work with the formation of Arts teachers face with. When the teacher sets apart from the motif that led him/her to choose teaching as his/her acting field, the Arts teacher faces crisis about the profession sense, that is reveled, both in his/her actions and in his/her conception about the teaching-learning process of Arts. The central hypothesis of the work is that the encounter of senses for the profession is the same as the conquest of a critica, reflexive and creative attitude in the practice of teaching, and, therefore, that this attitude can be favored by the approximation of the teacher and the artistic phenomenon. The results, herein presented and discussed, are part of a project developed by the students of the Especialization course in Arts-Education from Escola de Comunicação e Artes da USP, from 1997, when the author also took part of it, and from a project developed with Arts teachers from public schools of the East region of São Paulo, during the year of 1999. The study material is constituted of written and visual production of man/woman, as well as, autobiographic reports that had as focus the professional formation in Arts and Education fields. The initiative developed with the teachers are discussed by the light of contributions that came from life history as means of investigation and formation of adults, as well as studies about creative intelligence, whose main manifestation is the human capacity of forging projects. The work helps to give dimensions for the possibilities of acting in a kind of teaching formation, that, in spite of the increasing rythm of researches, needs much more investigation, regarding the interdependence between the base principles for the teaching of Arts in the school space, and the objective and subjective conditions that benefit or complicate the complete practice of the Arts teacher.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
SUMAYA_MATTAR.pdf (12.98 Mbytes)
Date de Publication
2018-10-11
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2018. Tous droits réservés.