• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2011.tde-28062011-094241
Documento
Autor
Nome completo
Regina Balão
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Hilsdorf, Maria Lucia Spedo (Presidente)
Beisiegel, Celso de Rui
Gatti Junior, Decio
Título em português
Curso de formação de professores primários: vida e morte, a experiência de uma escola estadual - 1964-2004
Palavras-chave em português
cotidiano
escola pública
formação de professores
história
Resumo em português
Esta dissertação tem como tema a formação de professores para os anos iniciais da escolarização, oferecido ao longo dos séculos XIX e XX. A partir de um estudo de caso, é dedicada à investigação da implantação da Escola Normal, no Colégio Estadual Antonio Raposo Tavares, bem como, das transformações sofridas por este curso, seus avanços e recuos, durante os quarenta anos de sua existência (1964-2004). A justificativa deste trabalho parte da acepção de que a atividade humana pode tornar-se objeto de estudo do historiador em suas diferentes manifestações, testemunhadas por diversas formas de registro. Consequentemente, foi elegido como objeto de pesquisa, um curso de formação de professores primários específico, visando a análise de suas transformações na segunda metade do século XX, colaborando com a compreensão de uma, entre muitas outras, manifestações escolares da época. Para entender o sucesso alcançado por ele, buscou-se a contextualização da cidade onde foi implantado, a partir da análise da produção historiográfica; a caracterização desta modalidade de ensino, observando-se a produção acadêmica e a legislação dirigida a este curso; e, finalmente, buscou-se o cotidiano do curso desenvolvido na escola pública estadual Antonio Raposo Tavares, por meio de depoimentos de pessoas que vivenciaram a escola, bem como, pela análise de documentos escolares como atas de reuniões, registro de matriculas, planejamentos, e, notícias de jornais. Enfrentando o ciclo de vida (que abrange vida, desenvolvimento e morte) dessa instituição, objetiva-se, oferecer uma melhor compreensão dos processos escolares ocorridos ao longo da história.
Título em inglês
Training course for primary teachers: life and death, the experience of a state school - from 1964 to 2004.
Palavras-chave em inglês
daily
history
public school
teacher
Resumo em inglês
This dissertation deals with the training of teachers for the early years of schooling, offered throughout the nineteenth and twentieth centuries. From a case study, is devoted to research the implementation of the Normal School in the public high school "Antonio Raposo Tavares," as well as the transformations undergone by this course, its advances and retreats during the forty years of its existence (1964-2004). The justification for this work comes from the meaning that human activity can become an object of study of the historian in its various forms, witnessed by different forms of registration. Consequently, was elected as subject of research, a training course for primary teachers specific, aimed at examining its transformation in the second half of the twentieth century. To understand the success achieved by him, we sought to contextualize the city where it was deployed from the analysis of historical production, the characterization of this mode of teaching, observing the production academic and the legislation directed to this course, and finally, aimed to analyze the daily course developed in the public school "Antonio Raposo Tavares, through testimonials of people who lived the school as well as through analysis of school documents such as minutes of meetings, the record of enrollments, planning, and newspapers. Facing the life cycle (which includes life, development and death) of this institution, we aim to offer a better understanding of school processes that occurred throughout history.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
ANEXOSarrumados.pdf (64.56 Kbytes)
ApendiceA.pdf (269.56 Kbytes)
ApendiceB.pdf (52.42 Kbytes)
Biblio.pdf (72.66 Kbytes)
Capa.pdf (49.39 Kbytes)
CapI.pdf (225.84 Kbytes)
CapII.pdf (1.47 Mbytes)
CapIII.pdf (339.82 Kbytes)
CapIV.pdf (3.49 Mbytes)
ConsiFinais.pdf (29.75 Kbytes)
Introd.pdf (59.43 Kbytes)
Data de Publicação
2011-07-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.