• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2011.tde-28062011-091506
Documento
Autor
Nome completo
Wanderlucy Angelica Alves Correa Czeszak
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Piconez, Stela Conceicao Bertholo (Presidente)
Arroio, Agnaldo
Camas, Nuria Pons Vilardell
Fusari, Jose Cerchi
Mattar Neto, Joao Augusto
Título em português
A construção dos saberes dos professores e as contribuições do mapeamento conceitual
Palavras-chave em português
competências em TIC
formação continuada do professor em serviço
mapeamento conceitual
pesquisa qualitativa
tecnologias da informação e da comunicação
Resumo em português
A vivência nas escolas ilustra complexos desafios e peculiaridades da apropriação das novas tecnologias pelos professores, dos problemas de infraestrutura e de formação. Compreendê-los a partir deste cenário e identificar as variáveis responsáveis pela sua transformação é compromisso das escolas, dos professores e da pesquisa. Este trabalho investiga interpretações de professores do ensino fundamental da rede municipal sobre ensino, aprendizagem e avaliação. Descreve a situação de infraestrutura quanto ao uso dos recursos da web, o perfil de formação dos professores e identifica a compreensão que os mesmos têm sobre o fenômeno educativo. Nosso campo de atuação investigou 16 escolas municipais do litoral de Santa Catarina. Foram realizadas visitas, entrevistas, ofertas de cursos e preenchimento de formulários, levando-se em conta a localização geográfica, o espaço físico e as características dos professores quanto à sua formação e ao uso das tecnologias. Os mapas conceituais foram utilizados como estratégias para compreender os conhecimentos prévios dos professores. Eles revelaram-se como importante ferramenta de reflexão sobre suas próprias práticas pedagógicas, mostrando aspectos subliminares relacionados com a teoria e a prática em seu cotidiano escolar. O mapeamento conceitual também se mostrou eficaz para o entendimento das transformações da prática pedagógica na apropriação do uso das Tecnologias da Comunicação e de Informação (TIC) como apoio ao desempenho docente. Esta pesquisa inferiu que a construção dos saberes dos professores não pode depender exclusivamente da sua formação inicial. A possibilidade de reflexão sobre a própria prática torna-se campo fértil como diagnóstico para o aperfeiçoamento futuro das suas ações. Esta investigação contribuiu para a compreensão de que a efetividade de projetos com tecnologias requer a formação continuada do professor em serviço e espaços pedagógicos efetivos para intercâmbio das atividades e compartilhamento de estratégias, tais como os mapas conceituais, que possibilitam a compreensão e construção de uma didática como suporte e enriquecimentos das TIC nas ações pedagógicas.
Título em inglês
The construction of elementary school teachers' knowledge and the contributions of conceptual mapping.
Palavras-chave em inglês
concept mapping
continuous in-service training
information technology and communication
qualitative research
Resumo em inglês
The experience in schools illustrates complex challenges and peculiarities of the appropriation of new technologies by teachers; problems of infrastructure and training. Understanding them from this scenario and identifying the variables responsible for their processing is the commitment of schools, teachers and research. This work investigates interpretations of elementary school teachers of the municipal school on teaching, learning and evaluation. It describes the infrastructure of web resource, the profile of training teachers and identifies the understanding that they have about educational phenomenon. Our field of action investigated 16 municipal schools of the coast of Santa Catarina. There were visits, interviews, course offerings and filling out forms, taking into account the geographical location, physical space and the characteristics of teachers regarding their training and the use of technologies. The conceptual maps were used as strategies to understand the prior knowledge of teachers. They proved how important tool of reflection on their own educational practices, showing subliminal aspects related to the theory and practice in their daily life at school. The conceptual mapping also proved effective for understanding the transformation of pedagogical practice in the use of Technologies of information and communication (ICT) as support for the teaching performance. This search inferred that the construction of the knowledge of teachers cannot rely solely on their initial formation. The possibility of reflection on the practice becomes fertile field as a diagnosis for the improvement of their educational future actions. This research contributed to the understanding that the effectiveness of projects with technologies requires the continued training of teacher in-service and effective pedagogic environment for exchange of activities and strategies sharing, such as the conceptual maps, to enable understanding and construction of a didactic as support and enrichment of ICT in educational actions.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2011-07-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.