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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.48.2014.tde-28012015-135258
Documento
Autor
Nome completo
Alessandra Maria Moreira Gimenes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Rezende, Neide Luzia de (Presidente)
Moraes, Dislane Zerbinatti
Ribeiro, Maria Augusta Hermengarda Wurthmann
Schapochnik, Nelson
Silva, Marcia Cabral da
Título em português
Machado de Assis e a crítica à escola de seu tempo: uma ideia de formação nos contos "Um cão de lata ao rabo", "O programa" e "Conto de escola"
Palavras-chave em português
Conto
Educação
Formação
Literatura
Machado de Assis
Resumo em português
Esta tese relaciona História, Literatura e Educação, a partir da investigação dos contos Um cão de lata ao rabo (1878), O programa (1882) e Conto de escola (1884), de Machado de Assis. Fontes de nosso estudo, sua análise objetiva entender a maneira pela qual esses três textos representam a educação de seu tempo a segunda metade do século XIX no Brasil , suas ideias sobre a formação do cidadão, a maneira como é representada a escola e seu papel na formação das personagens. Ao trazerem a escola, seu cotidiano, o perfil de professores e alunos, as narrativas apresentam, no desenvolver de suas tramas, nas ações dos protagonistas e nos diferentes discursos (narrador, personagem, autor implícito), uma determinada concepção de formação pela educação escolar e que aparece nas diferentes vozes que se mesclam e conduzem o leitor para as questões da época, razão pela qual nossa investigação priorizou a perspectiva histórica. Para apreender essas vozes, adotamos como apoio teórico o estudo de Bakhtin sobre o discurso, em Marxismo e filosofia da linguagem (2006). As conclusões apontam para a crítica do autor a um princípio de formação pela educação que vê o indivíduo como sujeito que deve ser moldado segundo regras impostas pela sociedade e não leva em conta nem a subjetividade, nem a transformação pelas práticas. O que figura com maior destaque no conto O programa. A nossa observação final sugere que das obras emerge um princípio formativo que leva em conta a experiência advinda dos acontecimentos da vida cotidiana, a exemplo de uma concepção de transformação do sujeito menos aristotélica e mais nietzschiana, segundo perspectiva apresentada por Silvia Rocha (2006). Outras contribuições teóricas mostraram-se fundamentais para o desenvolvimento do presente trabalho, como a visão de História de Michel Foucault (2008); o estudo sobre a paródia de Linda Hutcheon (1985); as teses sobre o conto de Ricardo Piglia (2004) e os estudos da sociedade brasileira, segundo a ótica de Alfredo Bosi (2003) e de Roberto Schwarz (2000), entre outros.
Título em inglês
Machado de Assis and the criticism of the school of his time: an idea of formation in his short-stories "Um cão de lata ao rabo (A dog with a can in his tail)", "O programa (The program)", and "Conto de escola (A school short-story)"
Palavras-chave em inglês
Education
Formation
Literature
Machado de Assis
Short-story
Resumo em inglês
This dissertation touches History, Literature, and Education, starting with the investigation of the short-stories Um cão de lata ao rabo [A dog with a can on his tail, (1878)], O programa [The program, (1882)], and Conto de escola [A school short-story, (1884)], by Machado de Assis. As sources of this study, they were analyzed in order to understand the way these three texts represent education at that time the second half Brazil´s twentieth century XIX the author´s ideas about how to raise a citizen, the way the school is represented and its role in the formation of characters. By introducing the school, its everyday life, the profile of teachers and students, and while developing their plots in the actions of protagonists and in the different types of speech (narrator, characters, implicit author), the narratives present a given conception of formation as a result of schooled education as they appear in the different voices that are intertwined and lead the reader to the issues of that time. That is why this investigation prioritized the historical perspective. To apprehend such voices, the theoretcial support came from Bakhtins study of discourse in Marxism and philosophy of language (2006). Conclusions point to the author´s criticism of a principle of formation by education which see the individual as someone that has to be molded according to the rules imposed by society and does not take into account neither the subjectivity nor the transformation that results from the practices. This is the greatest highlight in the short-story named O programa. The final comments suggest that, from the works, there comes a formative principle that takes into consideration the experience acquired with the events of everyday life, as an example of a less Aristotelian and a more Nieztchean conception of transformation of the individual, according to the perspective presented by Silvia Rocha (2006). Other theoretical contributions turned out to be of the essence to develop this work, such as the view of History by Michel Foucault (2008); the study of parody by Linda Hutcheon (1985); the theses about short-stories by Ricardo Piglia (2004) and the studies of the Brazilian society, according to the viewpoint of Alfredo Bosi (2003) and Roberto Schwarz (2000), among others.
 
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Data de Publicação
2015-02-06
 
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