• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2010.tde-27082010-105157
Document
Auteur
Nom complet
Mariana Aparecida de Oliveira Ribeiro
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2010
Directeur
Jury
Riolfi, Claudia Rosa (Président)
Bertoldo, Ernesto Sérgio
Pietri, Emerson de
Titre en portugais
O discurso universitário materializado: aprendendo a escrever o texto acadêmico
Mots-clés en portugais
discurso
ensino superior
escrita
Resumé en portugais
Nosso objeto de pesquisa são as transformações nas maneiras de um pesquisador em formação registrar por escrito sua lida com seu objeto de pesquisa. Para tal fim, comparamos o modo como uma mesma informante redigiu o embasamento teórico do seu trabalho, a metodologia adotada e a seção dedicada à análise de dados, em três textos diferentes: o relatório de iniciação científica, a dissertação de mestrado e a tese de doutorado. Pressupomos que, para ser bem sucedido em sua formação, o pesquisador precisa aprender a escrever nos moldes da comunidade discursiva onde se realiza a formação e, para além disso, aprender a localizar e a transmitir os seus impasses lógicos por escrito. Para mostrar como esta passagem se dá, recorremos à noção de discurso como laço social cunhada por Jacques Lacan. Concluímos que, ao ser capturada pelo funcionamento do discurso universitário, a informante utilizou os meios necessários para aprender a escrever um texto socialmente validado em sua comunidade interpretativa.
Titre en anglais
The university discourse materialized: an academic degree in Literature and Linguistics course.
Mots-clés en anglais
discourse
university formation
writing
Resumé en anglais
The transformations in the ways a researcher being formed registers his effort to apprehend in writing his object of study is our object of research. Therefore, we have compared how the same person wrote the theoretical basis of his work, methodology adopted and the data analysis section from three different texts: in her scientific initiation, a dissertation and doctoral thesis. We presuppose that, in order to be successful in her formation, the researcher needs to learn how to write in the models of the text adopted by the discursive community where he is being formed and, besides, needs to learn how to localize and transmit its impasses in the texts he writes. In order to show how this passage happens, we have recurred to the concept of discourse as a social link created by Jacques Lacan. We have concluded that, after being caught by the functioning of the university discourse, the informer of our research has utilized the necessary means to learn how to write a text which is socially validated in her interpretative community.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2010-09-09
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.