• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2008.tde-27082010-104511
Documento
Autor
Nome completo
Gracinda Souza de Carvalho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Marinelli, Vera Lucia (Presidente)
Dias, Ana Rosa Ferreira
Rocco, Maria Thereza Fraga
Título em português
Histórias digitais: narrativas no século XXI. O software Movie Maker como recurso procedimental para construção de narrações
Palavras-chave em português
Informática Educativa
Linguagem e Educação
Movie Maker
Narrativas Digitais
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação
Oralidade e Escrita
Resumo em português
Considerando a importância de tornar a educação e a prática docente mais próximas à realidade do educando e da sociedade contemporânea e considerando ainda a relevância que as novas tecnologias de informação e os recursos midiáticos podem somar ao processo educativo, essa pesquisa investigou as contribuições da utilização do software Movie Maker para a construção de narrativas digitais. À luz do embasamento teórico, realizamos uma análise das produções dos educandos com o intuito de averiguar os avanços obtidos, resultados e entraves da metodologia aplicada. Esta investigação foi baseada numa lógica seqüencial de construção do conceito, desenvolvida dentro da teoria sócio-construtivista. Foram utilizadas a diversidade dos recursos midiáticos e das novas tecnologias de informação para despertar a curiosidade e a reflexão e para que através do contato com o novo, surgisse o conflito cognitivo, a fim de que o aluno adquirisse saberes que o habilitasse a explicar um processo, formular um conceito, chegando a um nível de conhecimento maior. Avaliamos os recursos midiáticos como importantes ferramentas de contextualização e renovação de conteúdos didáticos, bem como poderosos meios de motivação e sedução discente para o aprender a aprender.(ASSMANN, 2002). Trata-se de uma pesquisa realizada com alunos do ciclo fundamental II e EJA de escolas públicas, sendo que o material analisado, foi coletado no laboratório de informática e sala de aula. Para obtenção dos dados da pesquisa, fui simultaneamente educadora e pesquisadora. Os dados obtidos durante o processo de investigação permite avaliar que efetivamente houve a contribuição, especifica do software Movie Maker, como ferramenta procedimental para a melhoria da produção oral e escrita do gênero narrativo pelos alunos envolvidos. Além disso, o processo investigativo reforçou a certeza de que a mediação do professor é fundamental para a construção do conhecimento formal.
Título em inglês
Narratives of the XXI century Study of the Movie Maker software and Procedural Appeal for Building Stories.
Palavras-chave em inglês
digital narratives
educative computing
language and education
Movie Maker
New technologies of information and communication
orality and writing
Resumo em inglês
Considering the importance of making the education and the teaching practice nearer to the reality of the pupil and of the contemporary society and considering still the relevance what new technologies of information and media resources can add up to the educative process, this research investigated the results of the use of Movie Maker software for the construction of digital narratives. By the light of the theoretical foundation, we carry out an analysis of the pupils productions with the intention of checking the obtained advancements, results and obstacles of the hard-working methodology. This investigation was based on a construction of the concept sequential logic, developed inside the social-constructivist theory. It was used media resources and information new technologies diversity to wake curiosity and reflection so that, through the contact with the new, the cognitive conflict appeared, and so that, from then on, the pupil acquired knowledge that would enable him to explain a process, to formulate a concept, reaching so a level of better knowledge (DIJK, 1992). We considered media resources as important tools of context and renovation of educational contents, as well as mighty ways of motivation and learning seduction for learning to learn (ASSMANN, 2002). A research carried out with pupils of the Basic II Cycle of public schools, being that most of the analysed material were collected in the computer science laboratory and in the classroom, that´s what this is all about. For getting the research data, I was simultaneously an educator and investigator. The data obtained during the process of investigation allow us to evaluate that there effectively was specific contribution of Movie Maker software, like procedure tool for the improvement of oral and written production of narrative type for the involved pupils. Besides, we can think that the teacher´s mediation is basic for the construction of formal knowledge.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2010-09-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.