• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2010.tde-27072010-105336
Documento
Autor
Nome completo
Andre Barbosa de Macedo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Bittencourt, Circe Maria Fernandes (Presidente)
Munakata, Kazumi
Schapochnik, Nelson
Título em português
De "romancistas do Nordeste" a "2ª fase da prosa modernista": um processo histórico de canonização literário-escolar em livros didáticos de português
Palavras-chave em português
história da disciplina escolar
literatura brasileira
livro didático
Resumo em português
Essa dissertação trata das abordagens sobre as obras literárias de Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Jorge Amado, Rachel de Queiroz e José Américo de Almeida em livros didáticos de Português produzidos entre 1944 e 1987. Para tanto, foi necessário considerar as transformações ocorridas no núcleo da vulgata da disciplina escolar nesse período, dominada pelo ensino de literatura. Isso demandou a consideração do intercâmbio estabelecido entre a disciplina escolar e a crítica literária. O corpus documental da pesquisa foi constituído, em primeiro lugar, por dezesseis títulos didáticos editados após as mudanças definidas pela Reforma Capanema. Associados a eles, foram considerados outros documentos. Destes, os principais eram programas e propostas do governo federal e do Estado de São Paulo para a disciplina. Tais programas e propostas foram elaborados em um contexto educacional que foi retomado (Reforma Capanema, LDB de 1961 e de 1971). Para um exame mais abrangente da produção didática, empreendemos a investigação da trajetória formativa, profissional e intelectual dos autores de livros didáticos e a configuração da disputa editorial pelo mercado do ensino médio. Nisso, um aspecto era a transformação pela qual passou a crítica literária, que se tornou acadêmica e elaborou novas referências bibliográficas. Os referencias teóricos foram as proposições de Bittencourt, Chervel e Choppin. Pelos exames realizados foi possível verificar que as obras literárias eram, nos livros didáticos destinados ao curso colegial, abordadas através de um esquema interpretativo de cunho regional e ocupavam uma posição de adendo na vulgata da disciplina. Houve um período de oscilação dessa vulgata e do critério para a abordagem das obras literárias: uma indefinição entre o critério regional e o temporal na produção didática do início dos anos 1970. Nesse mesmo período, entretanto, novos títulos didáticos estavam em elaboração e, publicados em 1975, definiram uma nova vulgata para a disciplina, um novo esquema interpretativo e um novo lugar para as obras literárias: 2ª fase da prosa modernista. As abordagens das obras de cada um dos escritores também foram examinadas e constatamos que foi mais enfatizado o diálogo com a realidade brasileira, relegando a um segundo plano pouco desenvolvido a dimensão propriamente literária das obras, as razões do valor literário delas.
Título em inglês
From "novelists of the Northeast" to "2nd phae of modernist prose": a historical process of litarary-school canonization in textbooks of Portuguese (1944-4987)
Palavras-chave em inglês
brazilian literature
history of school discipline
textbook
Resumo em inglês
This dissertation comes to the approaches to literary works of Graciliano Ramos, Jose Lins do Rego, Jorge Amado, Rachel de Queiroz and José Américo de Almeida in textbooks of Portuguese produced between 1944 and 1987. Therefore, it was necessary to consider the changes in the core of the vulgate of this school subject in this period, dominated by the teaching of literature. This required the consideration of the exchange established between the school discipline and literary criticism. The documentary corpus of this research primarily comprises sixteen textbooks published after the changes set by the Capanema reform. In association with them, other documents were considered, mainly the pedagogical programs and proposals set by the federal government and the State of Sao Paulo for the school discipline. Such programs and proposals have been developed in an educational context that was reconsidered (Capanema Reform, LDB of 1961 and of 1971). For a more comprehensive investigation of this didactic production, we researched the formative, professional and intellectual trajectory of the textbooks authors and also the configuration of the editorial battle for the secondary teaching market. One of the studied aspects is the transformation of the literary criticism, which turned academic and developed new bibliographic references. Bittencourts, Chervels and Choppins propositions were the theoretical references. After the investigation on these textbooks, we could observe that the approach to those literary works was made through an interpretive scheme of regional base, as an addendum in the vulgate of the subject. There was a period of oscillation of the vulgate and its criteria for the approach of literary works: an indefinition between the regional and temporal criterion in the production of textbooks in the early 1970s. During that same period, however, new textbook titles were being drafted and when they were published, in 1975, set a new vulgate for the subject, a new interpretive scheme and a new position to those literary works: 2nd phase of the modernist prose. The approaches of the works of individual writers were also examined and we could realice that the emphasis was given to the dialogue with the Brazilian reality, relegating to an underdeveloped background the properly literary dimension of these works, the reasons for their literary value.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2010-08-16
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.