• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2017.tde-27032017-121048
Document
Auteur
Nom complet
Adriele Nunes da Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2017
Directeur
Jury
Prado, Patricia Dias (Président)
Gobbi, Marcia Aparecida
Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
Titre en portugais
Teatro para bebês: desafios em cena para as artes e a educação na primeiríssima infância
Mots-clés en portugais
Artes e educação na primeira infância
Teatro para bebês
Resumé en portugais
A presente pesquisa de mestrado pretendeu conhecer e analisar algumas produções teatrais do recente Teatro para bebês, assim como as concepções de infância e de Teatro dos/as artistas e suas relações com a Arte e a Educação na primeira infância, partindo da concepção do Teatro para bebês como possibilidade de reconstrução do convívio na diferença (de idade, geração, gênero, etnia, classe social), de educação estética e formação humana, desde o nascimento. Por meio da pesquisa qualitativa, realizei uma pesquisa de campo exploratória, assistindo mais de sessenta espetáculos, com observação de seus elementos teatrais (cenários, enredos, narrativas, músicas, etc.), da atuação das/os artistas e de suas relações com a plateia, estando atenta, especialmente, às crianças e seus/suas responsáveis, com posterior registro em caderno de campo, a partir de um roteiro prévio. Destes, selecionei quatro espetáculos brasileiros de companhias e grupos teatrais para bebês e aprofundei minhas observações, além de realizar entrevistas semiestruturadas com seus/suas artistas e diretores/as, tecendo diálogos analíticos profícuos com os recentes estudos no campo da Sociologia da Infância e da Educação Infantil, na interface com as Artes na primeira infância, especialmente, com o Teatro. Os dados coletados e analisados apontaram, dentre outras questões, para uma problemática fundamental em relação à concepção, constituição e legitimação dos/as bebês como espectadores/as emancipados/as o que pode revelar novas concepções de infância e de Educação, mais especificamente, em relação à primeiríssima infância, na construção de possibilidades de um Teatro que se torna para e com bebês, a partir de suas potencialidades corporais, interpretativas, poéticas e inventivas.
Titre en anglais
Challenges in scene for the arts and education in early childhood
Mots-clés en anglais
Arts and education in the early childhood
Theater for babies
Resumé en anglais
The current Master's research intended to recognize and analyze some Theater productions of the recent Theater for babies, as well as the artists' conceptions of family and of Theater and their relationship to Arts and Education during the early childhood, considering the conception of Theater for babies as a possibility of reconstruction of the coexistence in the difference (age, generation, gender, ethnicity, social class), of aesthetic education and human formation, since the moment of birth. Trough qualitative research I carried out field exploratory research, watching more than sixty plays, analyzing their theatrical elements (scenery, plot, narratives, musics/soundtracks, etc.), analyzing the artists performance and their relationship with the audience, with attention to the children and their responsible, and I posteriorly registered it in field notebook, trough a previous guideline. From those, I selected four brazilian plays of theater groups and companies for babies and I went deep in my observations, and also conducted semi-structured interviews with the artists and directors, trying to have fruitful discussions with the recent fields of Sociology of Childhood and Childhood Education fields, in the interaction with Arts in the early childhood, especially, with Theater. Among other questions, the collected and analyzed data points out to a fundamental issue considering conception, constitution and legitimation of babies as emancipated spectators what may reveal new conceptions of childhood and Education, more specifically, concerning the very early childhood, in the construction of Theater possibilities that becomes one point for and with the babies, starting from their body, interpretative, poetic and inventive revealed potentialities.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2017-04-19
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.