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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.48.2003.tde-27022015-112932
Documento
Autor
Nome completo
Claudia Souza Passador
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Jacobi, Pedro Roberto (Presidente)
Costa, André Lucirton
Gimenez, Fernando Antonio Prado
Oliveira, Romualdo Luiz Portela de
Spink, Peter Kevin
Título em português
Um estudo do Projeto Escola do Campo - Casas Familiar Rural (1990-2002) do estado do Paraná: a pedagogia da alternância como referencial de permanência
Palavras-chave em português
Agricultora familiar
Capital social
Cidadania
Educação
Educação do campo
Estado
Políticas públicas
Redes
Resumo em português
O recente processo brasileiro de transição democrática teve como marca inicial, e como fator fundamental de seu dinamismo, a restauração das instituições próprias do estado democrático: a livre organização de partidos políticos, autonomia sindical, liberdade de imprensa, eleições diretas, dentre outras. Tais conquistas, mesmo que em alguns casos não completas e ainda gerando importantes desdobramentos sob a reorganização das instituições democráticas, contribuíram imensamente para o fortalecimento político da sociedade civil. A organização de movimentos sociais direcionados a promover uma maior intervenção dos cidadãos nos processos de gestão da coisa pública, mais especificamente no que diz respeito à utilização dos aparelhos e serviços sociais, representa a fase posterior, na qual o país se insere agora. Este trabalho se propõe a discutir, neste sentido, as potencialidades do capital social no Brasil quanto aos requisitos de cidadania para sua consecução e os seus impactos na área educacional, especificamente através da análise da política pública do Paraná de formação de pequeno agricultor, chamada Projeto Escola do Campo. A pesquisa busca estimular a reflexão sobre esta política educacional relacionada ao conceito de capital social, além de apontar alguns possíveis instrumentos de mudança dentro da realidade do ensino para jovens e adultos.
Título em inglês
The Project Countryside School Rural Family Home (1990-2002) in the state of Paraná: social capital network and family farm in public policy
Palavras-chave em inglês
Citizenship
Education
Family farmer
Networks
Public policy
Rural education
Social capital
State
Resumo em inglês
The recent process of democratic transition in Brazil has been a crucial and fundamental dynamic factor. The restoration of democracy led to the creation of parties, syndicated autonomy, freedom of speech, right to vote, etc. Those conquests, even if they are still underway, helped immensely to the political strengthening of civil societies. The parties organized themselves to create a larger voice in political issues, specifically social services, it represents which was the posterior phase, to get us to where we are now. This thesis aims to analyze the Rural Family Home Project related to the concept of social capital, as an attempt to reach a pattern of rural development to Brazil, emphasizing education as one of the central elements in the construction. The Project Countryside School Rural Family Home, which operates in the state of Paraná since 1989, involving several segments of society, enables country young people (through suppletory teaching based on alternance pedagogy), in order to give quality and competitiveness to their products, in the jumpy dispute of present day markets, getting, inclusively, the necessary profit to obtain life quality in the countryside. Besides, the project takes to the countryside young people concepts and knowledge, wich make them the new farmers, valorized as responsible persons for the production of aliment and for environmental preservation. In the first moment, it explain in detail the constitution and functioning of Rural Family Homes; in the second part, it integrates the experience of Rural Family Homes with the concept of responsibility and partnership.
 
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Data de Publicação
2015-08-03
 
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