• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2010.tde-27012012-111018
Documento
Autor
Nombre completo
Milena Solda Policastro
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Domite, Maria do Carmo Santos (Presidente)
Abdounur, Oscar Joao
Powell, Arthur Baker
Título en portugués
Ressonância das aulas de matemática: da produção escrita ao diálogo e transformação cognitiva
Palabras clave en portugués
comunicação
discurso
educação matemática
escrita
filosofia da linguagem
matemática estudo e ensino
Resumen en portugués
A presente pesquisa teve como principal objetivo responder à questão O que as ressonâncias das aulas de matemática podem revelar/indicar sobre a aprendizagem (significativa) da matemática pelos alunos bem como sobre si mesmos enquanto sujeitos/autores/produtores de conhecimento? Nesta perspectiva, a pesquisa aqui desenvolvida teve no centro das atenções a produção de textos entre os alunos sobre a aula de matemática de uma turma de 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública de Taboão da Serra, os quais denominei ressonância das aulas de matemática. Para tanto, tomei como solo teórico os estudos de Bakhtin, Powell e Freire, voltado às condições dos processos dialógicos em sala de aula. Os resultados da pesquisa indicaram que a discussão sobre a matemática que estão aprendendo, refletida na produção das ressonâncias, parece ter mobilizado os educandos na busca de critérios para orientar as produções escritas, levando-os a adquirir mais e mais controle na procura de argumentos para encaminhar tais processos. As diferentes manifestações presentes nos textos mostraram que a produção das ressonâncias está associada a uma discussão viva, na qual, como bem diz Powell (2001), não há forma e raciocínio definidos, mas de cujo processo fazem parte elementos e raciocínios substanciais
Título en inglés
Resonances in the mathematic classes: from the writing to the dialogue and cognitive transformation
Palabras clave en inglés
communication
discourse
math - study and teaching
math education
philosophy of language
writing
Resumen en inglés
The main objective of the present research is to answer the question: What can the resonances from math classes reveal/indicate about the students and their (significant) math learning as subjects/authors/producers of knowledge? In this perspective, the present investigation focused on the texts produced by high school seniors about their math classes. These texts are what we call the resonances of the math classes. Therefore, the theoretical ground was based on the studies of Bakhtin, Powell and Freire, on the conditions of dialogical processes in classrooms. The results of the investigation indicated that the discussions about the math that is being learned, reflected in the production of the resonances, seemed to have mobilized the students to search for criteria to guide written productions, leading them to acquire more and more control in finding arguments to refer such processes. The different manifestations in the texts showed that the production of resonances is associated with a live discussion in which, as Powell well said (2001), there is no form or reasoning defined, but substantial elements and reasoning are a part of it.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
milenasolda.pdf (7.64 Mbytes)
Fecha de Publicación
2012-02-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.