• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2018.tde-26072018-105824
Documento
Autor
Nombre completo
Rogério Gonçalves de Carvalho
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Saura, Soraia Chung (Presidente)
Almeida, Rogério de
Lacerda, Tessa Moura
Mariano, Alex Villas Boas Oliveira
Santos, Marcos Ferreira dos
Título en portugués
A educação teológica nas veredas do labirinto literário: Mythodologia dos contos de Jorge Luis Borges
Palabras clave en portugués
Educação teológica
Jorge Luis Borges
Mitodologia
Mitohermenêutica
Teologia e literatura
Resumen en portugués
Essa tese nasceu da pesquisa que iniciamos em uma dissertação de mestrado. Naquele momento tínhamos questionamentos sobre como a teologia podia dialogar com a arte, mais especificamente com a literatura. Como resposta encontramos dois pontos de convergência entre teologia e literatura: teologia com teoria literária e fé com estética literária. Porém, também descobrimos que tanto na linguagem como no gênero literário, teologia e literatura se encontram em relações desequilibradas. Partimos então para uma tese de doutoramento em Ciência da Religião, na PUC de São Paulo, pondo o método teológico em nova perspectiva e sob a suspeita de que o mito podia ser um ponto de convergência ou de partida mais equilibrado para o diálogo entre teologia e literatura. Assim, encontramos a mythodologia de Gilbert Durand como uma mitohermenêutica razoável para dar conta do mito como ponto de partida tanto da teologia como da literatura. Porém, na atual tese, nosso questionamento foi: quais as implicações desse método teológico-literário baseado em uma mitohermenêutica para uma educação teológica devedora das tradições culturais de identidade latino-americana mestiça e híbrida encontradas na literatura? Realizamos então a aplicação da mythodologia nos contos de um dos melhores representantes da literatura latino-americana e modelo de escritor sob a égide do conto fantástico, especificamente do realismo maravilhoso: Jorge Luis Borges. Escolhemos os contos das obras Ficções e O Aleph. Nesses contos descobrimos que o mito condutor é hermesiano, de imaginação sintética, o que se adequa bem à identidade híbrida e mestiça da arte e da literatura latino-americanas. Também observamos que os mitemas dos contos estão intimamente relacionados com as metáforas-mitos que Borges elegeu como imagens arquetípicas que perpassam todos os seus contos.
Título en inglés
Theological education in the paths of the literary labyrinth: Mythodology of the short stories of Jorge Luis Borges
Palabras clave en inglés
Jorge Luis Borges
Myth-hermeneutic
Mythodology
Theological education
Theology and literature
Resumen en inglés
This thesis was born from the research we started in a master's thesis. At that moment we had questions about how theology could dialogue with art, more specifically with literature. In response we find two points of convergence between theology and literature: theology with literary theory and faith with literary aesthetics. But we also find that both in language and literary genre, theology and literature find themselves in unbalanced relationships. We then set out for a doctoral thesis in the Science of Religion at PUC in São Paulo, putting the theological method in a new perspective and under the suspicion that the myth could be a more "balanced" starting point for the dialogue between Theology and literature. Thus we find Gilbert Durand's "mythodology" as a reasonable "myth-hermeneutic" to account for myth as a starting point for both theology and literature. However, in our current thesis, our question was: what are the implications of this theological-literary method based on a "myth-hermeneutic" for a theological education that owes the cultural traditions of Latin American mestizo and hybrid identity found in literature? We then apply the mythodology in the short stories of one of the best representatives of Latin American literature and model of writer under the aegis of the fantastic story, specifically the magical realism: Jorge Luis Borges. We chose the short stories from the works Fictions and O Aleph. In these tales we discover that the guiding myth is "Hermesian", of synthetic imagination, which is well suited to the hybrid and mestizo identity of Latin American art and literature. We also note that the "mitema" of short stories are closely related to the "metaphors-myths" that Borges chose as archetypal images that permeate all his tales.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-08-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.