• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2012.tde-26062012-160224
Document
Auteur
Nom complet
Magali Maria Géara Luiz
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Gottschalk, Cristiane Maria Cornelia (Président)
Brito, Maria Teresa Alencar de
Francisco, Maria de Fatima Simoes
Titre en portugais
Educação musical na escola pública: em que medida contribui para a formação do cidadão?
Mots-clés en portugais
Cidadania
Educação
Educação musical
Música
Rousseau
Resumé en portugais
Esta pesquisa analisa em que medida a Educação Musical na escola pública pode contribuir para a formação do cidadão, a partir de sua obrigatoriedade imposta pela Lei 11.769, sancionada pelo Presidente da República em 18 de agosto de 2008. Nessa direção, questiona os objetivos do ensino de música enquanto conteúdo escolar: se a formação de artistas virtuoses, de bons ouvintes, de criadores, ou de consumidores. Nesse sentido, investiga de que ponto se parte para a instalação da disciplina Analisa-se, ainda, seus objetivos, ou até mesmo sua justificativa, se direcionam de alguma forma, para a formação do cidadão, conforme os documentos oficiais. Com base no referencial teórico apresentado por Rousseau, destacando seus textos Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, Discurso sobre as Ciências e as Artes e Ensaio sobre a Origem das Línguas (mais especificamente os capítulos XII, XIII, XIV, XVI, XVII e XIX Origem e relações da música, Da melodia, Da harmonia, Falsa analogia entre as cores e os sons, Erro dos músicos, prejudicial à sua arte e Como degenerou a música, respectivamente) e Emílio ou Da Educação, fazem-se apontamentos que possam contribuir para a reflexão sobre o ensino de música na escola pública atual e a possibilidade de sua interferência nos costumes sociais.
Titre en anglais
Music education in public schools: to what extent it contributes to citizen education?
Mots-clés en anglais
Citizenship
Education
Music
Music education
Rousseau
Resumé en anglais
The present study sets out to analyze how Music Education may contribute to citizen education, since Act 11,769, sanctioned by the President of the Republic on August 18th 2008, made it mandatory. What would be the goal of Music education as a discipline? Virtuous artists? Good listeners? Composers? Consumers?Whats the starting point for establishing this discipline? Are the goals of this course, or even its reason, somehow aimed to citizen education according to official documents? Based on the theoretical frame presented by Rousseau mainly in Discourse on the Origin and Basis of Inequality Among Men, Discourse on the Arts and Sciences, Essay on the Origin of Languages (more specifically in chapters 12, 13, 14, 16, 17 and 19 The Origin of Music and Its Relations, On Melody, On Harmony, False Analogy between Colors and Sounds, An Error of Musicians Harmful to Their Art, and How Music Has Degenerated, respectively) and Emile: or, On Education, it is expected to bring up issues and contribute to music education debate in todays schools as well the possible influence in social customs.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
ficha.pdf (6.04 Kbytes)
final.pdf (425.16 Kbytes)
Date de Publication
2012-07-11
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.