• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2007.tde-26062007-090606
Documento
Autor
Nome completo
Sandra Cristina Gorni Benedetti
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Aquino, Julio Roberto Groppa (Presidente)
Corazza, Sandra Mara
França, Sonia Aparecida Moreira
Kohan, Walter Omar
Schilling, Flavia Ines
Título em português
Entre a educação e o plano de pensamento de Deleuze & Guattari: uma vida...
Palavras-chave em português
Diferença e educação
Educação e esquizoanálise
Educação e filosofia das multiplicidades
Félix Guattari
Gilles Deleuze
Resumo em português
Por meio de nove atmosferas distintas, distribuídas em três capítulos, construiu-se um esboço de cartografia teórica de alguns estudos educacionais voltados à filosofia das multiplicidades de Gilles Deleuze & Félix Guattari, a partir da seguinte questão: o que se passa entre a educação e o plano de pensamento desses autores? As atmosferas anteriores e o primeiro capítulo dizem da construção do objeto da presente pesquisa: desde sua errância até a opção por tal plano de pensamento, e não outro. No segundo capítulo, são selecionados e apresentados alguns conceitos que permitem considerar a educação escolar na ausência do sujeito da educação, tradicionalmente tomado como fundamento e fim último da lida pedagógica; daí a opção pela concepção de aprendizagem de Deleuze. No último capítulo, questiona-se o lugar da identidade como ficção psíquica que a escola tem auxiliado a construir desde sua fundação, assim como se discutem os devires da educação por meio da análise dos efeitos de ruptura, resistência e criação materializados em 11 textos que enfrentam a tradição pedagógica com novas armas. Municiados de conceitos do plano de pensamento de Deleuze & Guattari e de outros criados a partir deste, os autores realizam uma experimentação que esgarça as concepções de representação e de recognição acopladas à idéia de sujeito da educação, expondo os artifícios de produção e corrupção das subjetividades pelo capitalismo. A última atmosfera, abraçando o derradeiro texto de Deleuze: Imanência: uma vida..., dedica-se a recolher os efeitos de ressonância captados por tal linha minoritária do pensamento educacional atual, a qual enseja fomentar as chances de a escola tornar-se lócus privilegiado de composição de forças desejantes capazes de ampliar a potência de dizer sim a outras formas de existência; existências dispostas, se necessário for, a criarem "máquinas de guerra" afeitas a desintegrar tudo o que ofusca a vida, seja na escola, seja fora dela.
Título em inglês
Between the education and the plane of thought of Deleuze & Guattari: a life...
Palavras-chave em inglês
Difference and Education
Education and Schizoanalysis
Education e Philosophy of Multiplicities
Félix Guattari
Gilles Deleuze
Resumo em inglês
Through nine different atmospheres, distributed in three chapters, it was outlined a theoretical cartography of some studies addressed to Gilles Deleuze & Félix Guattari's philosophy of multiplicities, from the following question: what happens between education and the plane of thought of these authors? The Previous atmospheres and the first chapter are on the building of the object of this research from its roaming to the option for such a plane of thought, and not any other one. The second chapter deals with some concepts that allow us to think school education while in the absence of the subject of education, traditionally considered the purpose and the ultimate end of the pedagogical task; thus the reason for the option for Deleuze's pedagogical concept. The last chapter argues which is the place of identity as psychic fiction that school has helped us to build since its origins, as well as it discuss the coming-to-be of education through the analysis of the effects of disruption, resistance and e creation developed in 11 essays that face the pedagogical tradition with new weapons. Furnished with the concepts of Deleuze & Guattari's plane of thought, and with other ones created from them, the authors make an experimentation that tears apart the conceptions of representation and of recognition connected with the subject's idea of education, unveiling the artificialities of production and corruption of the subjectivities by capitalism. The last atmosphere, which embraces Deleuzes' final essay: Immanence: a life..., gathers the resounding effects picked up by this minor part of the present educational thought, which wishes to promote chances of the school to become privileged locus of the composing of desiring forces able to enlarge the potency to say yes to other forms of existence; forms willing, if necessary, to create "war machines" used to disintegrating everything that hinders life, be it at school, or outside it.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
TeseSandraBenedetti.pdf (988.13 Kbytes)
Data de Publicação
2007-06-29
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.