• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2008.tde-26012009-141434
Document
Auteur
Nom complet
Sirlene Maria Giannotti
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Dias, Marina Celia Moraes (Président)
Albano, Ana Angélica Medeiros
Santos, Marcos Ferreira dos
Titre en portugais
Dar forma é formar-se: processos criativos da arte para a infância
Mots-clés en portugais
acasos significativos
arte cerâmica
arte educação
criatividade
imaginação
infância
intuição
percepção
percursos criativos
processo criativo
Resumé en portugais
Esta dissertação de mestrado busca compreender a produção plástica das crianças na perspectiva do processo de sua elaboração. A pesquisa de campo se deu em oficinas de arte cerâmica, conduzidas e observadas pela pesquisadora, com um grupo de crianças entre 4 e 10 anos de idade. As oficinas foram oferecidas em uma escola da rede privada de ensino do município de São Paulo, nos anos de 2006 e 2007. Esta experiência forneceu elementos consistentes para a elaboração da reflexão pretendida neste trabalho. O tratamento do conjunto das vivências criativas desenvolvidas se inspira na pesquisa etnográfica e encontra bases conceituais na antropologia. Os dados da pesquisa de campo são registrados em forma de relatos e imagens fotográficas. A análise é feita a partir da experiência acumulada da pesquisadora como arte-educadora ceramista e de um referencial teórico, centrado principalmente nas obras analíticas da artista plástica e pensadora Fayga Ostrower, e nas as contribuições de José Antônio Marina, Anna Marie Holm, Cecília Almeida Salles, Jorge Larrosa e Gaston Bachelard. A compreensão das vivências de criação deste grupo de crianças, em arte cerâmica, permitiu que a autora vislumbrasse a presença de percursos criativos individuais. Estes percursos ofereceram elementos originais para uma compreensão mais aprofundada do papel, importante e significativo, que a vivência de processos criativos da arte pode representar no desenvolvimento da infância. Esta pesquisa leva em consideração a singularidade das individualidades e do processo de formação de cada criança, ampliando, dessa maneira, o diálogo entre arte e pedagogia.
Titre en anglais
Giving form is to be formed: creative art processes for childhood
Mots-clés en anglais
art education
ceramic art
childhood
creative paths
creative process
creativity
imagination
intuition
meaningful chances
perception
Resumé en anglais
This master dissertation seeks to understand children visual art work within the perspective of their elaboration process, which is taken as object of observation and reflection. The fieldwork took place in Clay Workshops for children, from 4 up to 10 years old. These workshops were conducted and observed by the researcher and were offered in a private school in the city of São Paulo, during the years of 2006 and 2007. This experience gave consistent elements for the elaboration of the reflection intended in this work. The treatment of the set of these creative living experiences was inspired in the ethnographic research, which has its conceptual bases in the anthropology. The data collected in the fieldwork are formed by reports and photographic images. The analysis was made taking into account the accumulated experience of the researcher as a ceramist/pottery maker and art educator, besides some theoretical references centered especially on the analytical work of Fayga Ostrower, and some contributions of José Antônio Marina, Anna Marie Holm, Cecília Almeida Salles, Jorge Larossa and Gaston Bachelard. The understanding of the creative experiences of this group of children in ceramic art allowed the author of this dissertation to see the presence of creative paths. These paths offered original elements that lead us to a deeper understanding of the important and meaningful role played by these art creative processes in the development of children. This research considers the singularity of the individualities besides the formation process of each child, enlarging, this way, the dialogue between Arts and Pedagogy.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2009-03-03
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.