• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2009.tde-25092009-110539
Documento
Autor
Nombre completo
Elaine Ferreira do Vale Borges
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Jovanovic, Vojislav Aleksandar (Presidente)
Almeida Filho, José Carlos Paes de
Celani, Maria Antonieta Alba
Leffa, Vilson José
Marote, Joao Teodoro D Olim
Título en portugués
Uma reflexão filosófica sobre abordagens e paradigmas na constituição da subárea ensino-aprendizagem de LE/L2 na linguística aplicada
Palabras clave en portugués
abordagem de ensino de língua
comunicacional
comunicativo
ensino-aprendizagem de LE/L2
linguística aplicada
paradigma
Resumen en portugués
O presente estudo segue um viés interpretativista de natureza qualitativa e objetiva desenvolver uma reflexão filosófica e, portanto, não dogmática, de algumas questões importantes que envolvem conceitos-base na formação e evolução da grande subárea Ensino- Aprendizagem de LE/L2 na LA, tais como: abordagem, movimento, paradigma e comunidade científica. O trabalho busca como fundamentação teórica, primordialmente, o conjunto da obra de Thomas Kuhn apoiada, também, na visão de Masterman (1979). Para a evolução da reflexão, a investigação recebe um auxílio valioso da segunda filosofia de Wittgenstein, no que se refere à noção de jogos de linguagem, e da visão de Lakatos sobre a formação de programas de pesquisa científica. O tema central da pesquisa gira em torno da percepção de uma tensão instaurada na área pela apropriação, pelos especialistas, da noção de sinônimo entre os termos abordagem comunicativa (AC), ensino comunicativo de língua (ECL) e movimento comunicativo (MC), associados, muitas vezes, à concepção de paradigma. A noção de que AC, ECL e MC são sinônimos entre si, acaba atribuindo à AC uma posição de destaque na hierarquia com outras abordagens (como, por exemplo, as abordagens instrumental (AI) e comunicacional (ACC)). Atualmente na área, o uso dos termos dimensão, variante ou versão da AC aparecem na literatura para classificar as outras abordagens, minimizando o que classificamos de tensão. O que se propõe é o reconhecimento da AI e da ACC como abordagens independentes (ou paradigmas como exemplos compartilhados/metaparadigma de sentido mais restrito) e em coexistência com a AC, todas inseridas no MC. Para tanto, o termo movimento é definido para a área como paradigma como a constelação dos compromissos de grupo/sociológico (de sentido mais global). O termo abordagem mantém o conceito clássico em Anthony (1963/1965), mas o reposicionamos hierarquicamente abaixo do termo movimento. Os resultados mostram que a competência comunicativa, que historicamente inspira o surgimento dos termos AC, ECL e MC, é base de fundamentação apenas da AC e mote da comunidade científica ECL. O alicerce do MC (comunidade científica de sentido mais global; o conjunto) é a visão de linguagem como ato social que é compartilhada por todas as comunidades (de sentido mais restrito; os subconjuntos) que o compõe: ECL, ensino comunicacional de língua (ECCL) e ensino instrumental de língua (IEL). A competência linguística e a competência pragmática são as bases que fundamentam: 1) a ACC e a AI; 2) as reflexões a priori sobre a aquisição de LE/L2 das comunidades, ECCL e EIL, que, respectivamente, elaboraram as abordagens mencionadas. A proposta da tese de um re-mapeamento na área de ensino de línguas é, também, o início de um debate (filosófico e não dogmático) e um convite à reflexão para os membros que compõem a comunidade (de sentido mais global) do MC. A finalidade maior dos resultados desse debate é revertê-los para a formação de novos especialistas e de professores pré- e em serviço de línguas estrangeiras.
Título en inglés
A philosophical reflection on approaches and paradigms in the constitution of Foreign and Second Language Teaching and Learning in Applied Linguistics
Palabras clave en inglés
applied linguistics
communicational
communicative
foreign and second language teaching
paradigm
teaching language approach
Resumen en inglés
The aim of the thesis is to develop a philosophical reflection, and therefore not dogmatic, of some important questions which involve basic concepts in the background and improvement of Foreign and Second Language (F/SL) Teaching and Learning, such as: approach, movement, paradigm and the scientific community. This qualitative and interpretative research attempts to use the collection of work by Thomas Kuhn, also supported by Masterman´s point of view (1979), as a guideline of a theoretical basis. For this reflection to take place, the investigation was helped by the second philosophy of Wittgenstein, in which the notion of language games are referred to, as well as the vision of Lakatos concerning the development of scientific research programmes. The central theme of research is concerned with the perception of a tension felt in the area by appropriacy, by specialists, of the notion of synonym among the terms: the Communicative Approach (CA), Communicative Language Teaching (CLT) and the Communicative Movement (CM), often associated to the concept of paradigm. The notion that CA, CLT and CM are synonyms among themselves ends up attributing to the CA a strong position in the hierarchy with other approaches, such as English/Language for Specific Purpose (ESP/LSP Approach) and the Communicational Approach (CCA). Currently in the area, the use of the terms dimension, variant or ´weak´/´strong´ interpretation of the CA appears in the literature to classify the other approaches, minimizing what we classify as a tension. What is proposed here is the recognition of ESP/LSP and CCA as independent approaches (or paradigms in a restricted sense) and the co-existence with CA, all inserted into the CM (which is at the top of the hierarchy). To achieve this, the term movement is defined in the area in terms of paradigm (in a global sense). The term approach maintains the classic concept in Anthony (1963/1965), but we reposition it hierarchically under the term movement as a paradigm in a restricted sense. The results show that communicative competence, which historically inspired the appearance of the terms CA, CLT and CM is, in fact, the fundamental basis of CA only, and the motto of CLT. The basis of the CM (as a paradigm and a scientific community, both in a global sense) is the vision of language as a social act which is shared by all communities (in a restricted sense) which form it: CLT, Communicational Language Teaching (CCLT) and ESP/LSP. Linguistic and pragmatic competences are the fundamental basis of: 1) CCA and ESP/LSP approach; 2) reflections (a priori) of the communities of CCLT and ESP/LSP about F/SL acquisition, which respectively developed the mentioned approaches. The proposal of remapping the area of LT is also the beginning of a philosophical debate and an invitation to members of the MC community (in a global sense) to reflect on the issues brought about by this thesis. From this work, we expect to redirect its outcomes so as to instruct new specialists and teachers in pre- and in-service training of foreign languages.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Errata_Elaine.pdf (51.14 Kbytes)
Tese_Elaine.pdf (1.93 Mbytes)
Fecha de Publicación
2009-10-23
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • BORGES, Elaine F. V., e BARBIRATO, Rita de Cássia. Comunicação, interação e participação no contexto de ensino e aquisição de línguas estrangeiras. Contexturas, 2009, vol. 15, p. 93-114.
  • BORGES, Elaine F. V., e PAIVA, Vera Lucia M. O. P.. Por uma abordagem complexa de ensino de línguas. Linguagem & Ensino [online], 2011, vol. 14, n. 2. [acesso 2011-11-01]. Disponível em : <http://rle.ucpel.tche.br/ojs/index.php/rle>
  • BORGES, Elaine F. V.. A linguística aplicada e seus (meta)paradigmas: o contexto de ensino de línguas. Revista Todas as Letras P [online], 2010, vol. 12, n. 2, p. 81-87. [acesso 2011-11-01]. Disponível em : <http://www3.mackenzie.br/editora/index.php/tl/index>
  • BORGES, Elaine F. V.. Conhecimento, compreensão e competência nos estudos da lingua(gem). Revista Escrita [online], 2011, vol. 13, p. 1-18. [acesso 2011-11-01]. Disponível em : <http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/rev_escrita.php?strSecao=input0>
  • BORGES, Elaine F. V.. Instrumental e comunicativo no ensino de línguas : mesma abordagem, nomes diferentes?. Revista Brasileira de Linguística Aplicada (RBLA) [online], 2011, vol. 11, n. 4, p. 815-835. [acesso ]. Disponível em : <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/rbla>
  • BORGES, Elaine F. V.. Lembranças das abordagens na aquisição LE/L2 de falantes/aprendizes e o fazer atual como professores. Revista Brasileira de Linguística Aplicada [online], 2008, vol. 8, n. 2, p. 421-443. [acesso 2011-11-01]. Disponível em : <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/rbla>
  • BORGES, Elaine F. V.. Metodologia, abordagem e pedagogias de ensino de língua(s). Linguagem & Ensino [online], 2010, vol. 13, n. 2, p. 397-414. [acesso 2011-11-01]. Disponível em : <http://rle.ucpel.tche.br/ojs/index.php/rle>
  • BORGES, Elaine F. V.. Paradigma, movimento e abordagem na LA : reflexão filosófica sobre a constituição da subárea ensino-aprendizagem LE/L2 na contemporaneidade. Contexturas, 2010, vol. 16, p. 65-93.
  • BORGES, Elaine F. V., e BARBIRATO, Rita de Cássio. Comunicação, interação e participação na aquisição de línguas estrangeiras. In Jornada de Ensino de Língua Inglesa (JELI), 23, São José do Rio Preto, 2007.
  • BORGES, Elaine F. V.. A LA e seus paradigmas: repensando a/as abordagem/ns que auxilia/am a prática do professor de língua. In Encontro Iberoamericano de Educação (EIDE), 4, Araraquara, 2009.
  • BORGES, Elaine F. V.. Ações Pedagógicas na contemporaneidade: abordagem ou abordagens?. In Jornada de Ensino da Língua Inglesa (JELI), 26, Jaú, 2010.
  • BORGES, Elaine F. V.. Políticas educacionais e inclusão/exclusão no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. In Jornada de Professores de Línguas Estrangeiras das Faculdades Particulares (JOPLE), 5, São Paulo, 2005.
  • BORGES, Elaine F. V.. Por uma abordagem complexa de ensino de línguas. In Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada (InPLA), 18, São Paulo, 2011.
  • BORGES, Elaine F. V.. Wittgenstein, Kuhn e ensino de línguas: reflexões sobre jogos de linguagem, paradigmas e abordagens. In Congresso Brasileira de Linguística Aplicada (CBLA), 8, Brasília, 2007.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.