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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.48.2007.tde-25072007-145740
Documento
Autor
Nome completo
Maria Emilia de Lima
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Neira, Marcos Garcia (Presidente)
Ferraz, Osvaldo Luiz
Gallardo, Jorge Sergio Perez
Título em português
A Educação física no projeto político-pedagógico: espaço de participação e reconhecimento da cultura corporal dos alunos
Palavras-chave em português
Cultura
Metodologia do ensino de educação física
Projeto político-pedagógico
Resumo em português
Esta investigação teve por objetivos elaborar e experimentar uma proposta de Educação Física a partir das finalidades explícitas no Projeto Político-pedagógico de uma escola municipal; analisar criticamente seu encaminhamento e discutir os resultados tanto no que concerne à ação pedagógica empreendida quanto ao percurso formativo da professora colaboradora. Para tanto, por meio de uma abordagem qualitativa foi desenvolvida uma pesquisa-ação colaborativa cujo foco principal recaiu sobre a análise dos documentos escolares, observação e reconstrução constante da prática pedagógica e as modificações na profissionalidade docente. O tratamento dos dados coletados apontou as seguintes categorias de análise: Participação dos alunos; Práticas que buscam conhecer a cultura e os saberes dos alunos; Práticas pedagógicas preocupadas em promover discussões, reflexões e ampliação do conhecimento dos alunos; Trabalho colaborativo; Avaliação; Possibilidades de formação e Dificuldades vivenciadas. A discussão dos resultados obtidos apontou como descobertas relevantes a compreensão de que para inserir a proposta de Educação Física no Projeto Político-pedagógico da escola é necessário conhecer inicialmente os pressupostos do projeto, apreender aspectos da realidade escolar e de seu entorno e, desde que haja disponibilidade do docente, discutir coletivamente para que a prática escolar alusiva à cultura corporal dos alunos seja modificada, avaliada de forma crítica, recorrendo ao método dialógico como quesito fundamental para atender às finalidades e objetivos consensuados pela comunidade educativa. Adotada essa postura, foi constatado que a intervenção colaborativa desencadeou modificações na prática pedagógica, na postura dos alunos, na professora colaboradora e na pesquisadora.
Título em inglês
Physical education in the pedagogic political-project: a space for participation and recognition of the students culture
Palavras-chave em inglês
Culture
Pedagogical political-project
Physical education methodology teaching
Resumo em inglês
The objectives of this investigation were to elaborate and experiment a Physical Education proposal from the explicit purposes in the Pedagogical Political-project in a county school; to critically analyze its conduction and to discuss the results in regard to the pedagogical taken in action as those related with the formative direction of the collaborative teacher. Therefore, using a qualitative approach, a collaborative actionresearch was developed in which the main focus fell over the analyses of school documents, observation and constantly reconstruction of the pedagogical practice and the modifications in the docent practice. The treatment of the data collected pointed out the following categories of analyses: Students participation; Practices which acknowledge the culture and the expertise of the students; Pedagogical practices concerned in promoting discussions, reflections and expansion of the knowledge of the students; Collaborative work; Assessment; Possibilities of training and difficulties experienced. The discussion of the results obtained showed as relevant discoveries, the understanding that in order to include the Pedagogical Political-Project in the school it is necessary to initially acknowledge the suppositions of the project, to apprehend the aspects of the scholar reality and its surrounds and if there is availability of the docent, to discuss collectively the school practices for changes in the corporal culture of the students, to be critically evaluated, using the dialogic method as the fundamental question in order to attend the agreed finalities and objectives of the educative community. Adopted this position, it was verified that the collaborative intervention provoked modifications in the pedagogical practices, in the attitude of the students, the collaborative teacher and the researcher.
 
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Data de Publicação
2007-08-07
 
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