• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2008.tde-25062008-102810
Documento
Autor
Nome completo
Cristine Marie Tedeschi Conforti
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Rocco, Maria Thereza Fraga (Presidente)
Gonçalves, Aguinaldo José
Nero, Henrique Schutzer Del
Oliveira, Marta Kohl de
Rezende, Neide Luzia de
Título em português
Epistemologia dos expertos: subjetividade e conhecimento em autobiografias de ficcionistas e cientistas
Palavras-chave em português
Autobiografia
Cientistas e ficcionistas
Conhecimento
Epistemologia
Subjetividade
Resumo em português
Com base em textos autobiográficos dos ficcionistas Jorge Luis Borges, José Saramago e Umberto Eco, dos físicos Albert Einstein e Richard Feynman, e do biólogo e psicólogo Jean Piaget, o trabalho examina os percursos e procedimentos de aprendizagem desses expertos nas áreas de Literatura e Ciências, em conjunto com a construção da subjetividade que emerge da escrita autobiográfica. Considerando as condições instáveis do objeto de investigação -- uma epistemologia pessoal e incompleta, depreendida de um relato evocado pela memória -- o trabalho enfoca tais autobiografias do ponto de vista da estrutura narrativa, ou seja, como a forma da escritura expressa um conteúdo complexo: o sujeito e seu conhecimento, o sujeito que se constrói emaranhado ao saber que traz sentido à vida e ao próprio relato da vida. Para a interpretação das autobiografias são utilizados procedimentos da teoria literária, bem como fundamentos da psicologia, psicanálise e epistemologia; ancorada na análise do texto, a interpretação abrange a avaliação do papel da afetividade, da educação formal e informal e do contexto histórico e sócio-cultural na constituição do conhecimento em sujeitos, cujo itinerário cognitivo se concretizou em obras consagradas universalmente. Para além da descrição e confirmação de talentos, o que se pretende, sobretudo, é discutir a abrangência desses relatos singulares sobre as condições para descobertas, aquisições e transformações de saberes e, conseqüentemente, sobre a acessibilidade potencial do conhecimento a todos os homens.
Título em inglês
Epistemology of the experts: subjectivity and knowledge in autobiografies of writers and cientists.
Palavras-chave em inglês
Autobiography
Cientists and writers
Epistemology
Knowledge
Subjectivity
Resumo em inglês
Based on autobiographical texts by the writers Jorge Luis Borges, José Saramago and Umberto Eco, the physicists Albert Einstein and Richard Feynman, and the psychologist and biologist Jean Piaget, this work examines how the process of growing up and learning contributes to constructing the subjectivity that emerges from the autobiographical writings of these experts in the areas of Literature and Sciences. Taking into account the unstable conditions of the object of investigation -- the personal and incomplete epistemology derived from a text evoked by memory -- this work focuses on such autobiographies from the point of view of their narrative structure, that is, how the way of writing expresses a complex content: the subject and his knowledge, the individual entangled in the very knowledge that brings sense to life and to the retelling of life. In order to interpret the autobiographies, literary theory is used, as well as founding principles of psychology, psychoanalysis, and epistemology; anchored in text analysis, the interpretation reaches into the evaluation of the role of affection, of formal and informal education, and of the historical, social and cultural contexts in the building of knowledge in individuals whose cognitive processes were made concrete in their universally acclaimed works. More than the mere description and confirmation of talents, this paper discusses the relevance of these singular texts to the discoveries, acquisitions and transformation of different intelligences and, consequently, how others may access this knowledge.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2008-08-26
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.