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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2009.tde-24092009-163114
Documento
Autor
Nome completo
Mauro Soares Cordeiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Ghanem Junior, Elie George Guimaraes (Presidente)
Nascimento, Maria Letícia Barros Pedroso
Urquidi, Vivian Grace Fernandez Davila
Título em português
Política educacional, elaboração e continuidade: o programa Educom.rádio nas escolas municipais da capital de São Paulo
Palavras-chave em português
continuidade
elaboração
participação
política educacional
rádio
Resumo em português
Trata-se de pesquisa sobre processos de decisão em elaboração e continuidade de programas de educação escolar pública, examinando o programa Educom.rádio, da prefeitura de São Paulo. Propôs-se o problema: a forma de elaboração do programa influiu muito na sua continuidade? Forma de elaboração foi entendida como participação na elaboração, significando que quanto maior o número e mais variados os tipos de agentes participantes da elaboração de uma política, programa ou projeto, mais numerosos e variados agentes tenderão a querer a realização do que foi elaborado, portanto, a inclinar-se por sua permanência. A hipótese principal foi que as formas de elaboração de programas influem em sua continuidade, portanto, buscou-se verificar se a forma de elaboração do programa Educom.rádio influiu muito em sua continuidade. Para caracterizar a forma de elaboração do programa Educom.rádio quanto ao número e variedade de indivíduos e grupos participantes, o trabalho se baseou nas entrevistas realizadas com pessoas que participaram da tomada de decisão sobre o programa. Os depoimentos serviram também para balizar as diretrizes e critérios envolvidos nas decisões que levaram à adoção do programa e à sua continuidade. Foram examinados documentos oficiais sobre o programa. Foi apurado, por meio de levantamento por questionário junto às escolas, que a continuidade do programa se dá também na sua operacionalização direta com a população beneficiária. Concluiu-se que as decisões fundamentais concernentes ao programa Educom.rádio, tanto para o processo de elaboração quanto para sua continuidade, foram tomadas por diretrizes e critérios de poucas pessoas, todas situadas no nível superior do setor educacional do município de São Paulo. Pode-se observar que o fator forma de elaboração entendida como a participação na elaboração não foi preponderante para a continuidade do programa.
Título em francês
Politique scolaire, élaboration et continuité: le programme Educom.rádio dans les écoles municipales de la ville de São Paulo
Palavras-chave em francês
continuité
élaboration
participation
politique scolaire
radio
Resumo em francês
Il s'agit dune recherche sur des procédures de décision dans élaboration et continuité de programmes d'éducation scolaire publique, en examinant le programme Educom.rádio, de la Mairie de São Paulo. C'est proposé le problème : la forme d'élaboration du programme a beaucoup influencé sa continuité? Forme d'élaboration a été comprise comme la participation dans l'élaboration, en signifiant que plus grand le nombre et plus variés les types d'agents participants de l'élaboration d'une politique, programme ou projet, plus nombreux et variés aussi des agents tendront à vouloir la réalisation dont il a été élaboré, donc, à s'incliner par sa permanence. L'hypothèse principale a été que les formes d'élaboration de programmes influencent dans leur continuité, donc, on a cherché vérifier si la forme d'élaboration du programme Educom.rádio a influencé beaucoup dans sa continuité. Pour caractériser la forme d'élaboration du programme Educom.rádio en ce que concerne au nombre et à la variété de personnes et de groupes participants, le travail s'est basé sur les interviews réalisées avec des personnes qui ont participé de la prise de décision sur le programme. Les récits ont servi aussi pour baliser les directives et les critères impliqués dans les décisions qui ont pris à l'adoption du programme et à leur continuité. On a examiné des documents officiels sur le programme. On a conclu, par questionnaire auprès des écoles, que la continuité du programme est possible grace aussi à sa mise en place directe avec la population bénéficiaire. On a conclu encore que les décisions fondamentales liées au programme Educom.rádio, aussi pour la procédure d'élaboration que pour leur continuité, ont été pris par des directives et des critères de peu de gents, toutes placées au niveau supérieur du secteur scolaire de la ville de São Paulo. On a pu observé que la forme d'élaboration considérée comme la participation dans l'élaboration n'a pas été prépondérante pour la continuité du programme.
 
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MauroSoaresCordeiro.pdf (550.90 Kbytes)
Data de Publicação
2009-12-03
 
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