• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2009.tde-24092009-162346
Documento
Autor
Nombre completo
Patricia Martins Penna
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Carvalho, Marilia Pinto de (Presidente)
Cruz, Tânia Mara
Schilling, Flavia Ines
Título en portugués
Cenas do cotidiano escolar: visibilidades e invisibilidades
Palabras clave en portugués
crianças
desempenho escolar
etnografia
gênero
raça
Resumen en portugués
O objetivo desta pesquisa é compreender como alunos constroem ativamente estratégias de visibilidades e invisibilidades no cotidiano de sala de aula frente ao olhar do professor, buscando entender como essas estratégias marcam suas trajetórias escolares e quais sentidos representam no tornar-se aluno. Para tanto, foi importante um olhar mais atento às práticas escolares, nitidamente marcadas por gênero e raça, e aos seus efeitos no rendimento escolar. A pesquisa com enfoque etnográfico foi realizada em uma escola pública do Município de São Paulo e contou com observações do espaço escolar, tendo como foco uma sala de aula de quarto ano do ensino fundamental, e entrevistas semi-estruturadas com a professora e alunos da turma investigada. De forma implícita, esse estudo vincula estratégias de visibilidade ou não a desempenho escolar e, portanto, traz questionamentos acerca da efetiva aquisição de conhecimento.
Título en inglés
Scenes of daily life at school: visibilities and invisibilities
Palabras clave en inglés
children
ethnography
gender
race
school performance
Resumen en inglés
The objective of this research is to comprehend how students actively build strategies of visibility and invisibility in a school daily basis in relation to the teachers perception. It is an attempt to understand how these strategies influence students school trajectories and the role they represent at the becoming a student progress. It was important thus to have an attentive look at schooling practices, clearly marked by gender and race, and to their effects on school performance. The ethnographic research was developed at a public school in Sao Paulo. The observations were focused on a fourth grade classroom and there were semi-structured interviews with its teacher and students. Implicitly, this study relates strategies of (in)visibility and school performance. As a result, it brings some questions about the effective acquisition of knowledge.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
PatriciaMartinsPenna.pdf (427.09 Kbytes)
Fecha de Publicación
2009-10-23
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.