• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2009.tde-24092009-111835
Document
Auteur
Nom complet
Livia Maria Guaraldo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Fusari, Jose Cerchi (Président)
Almeida, Maria Isabel de
Pinto, Umberto de Andrade
Titre en portugais
Discursos jovens sobre vida, escola e trabalho: estudo realizado em uma escola de ensino médio de São Paulo
Mots-clés en portugais
ensino médio
juventude
projeto de trabalho e vida
Resumé en portugais
Trata-se de uma pesquisa sobre o Ensino Médio do ponto de vista de alunos e tem por objetivo tornar relevante a voz destes. Como professora de Filosofia percebo dificuldades e atritos entre o Ensino Médio oferecido e a expectativa de aprendizagem dos jovens em relação à escola: o desconhecimento da realidade socioeconômica e cultural dos alunos e de seus sonhos tem criado descontentamentos entre alunos, que percorrem apaticamente (ou indisciplinadamente) o curso quase que, exclusivamente, para terminá-lo o quanto antes. O objeto, diante desse quadro, é contextualizar o ensino secundário em Itanhaém e constatar a visão de alunos sobre aspectos da realidade do Ensino Médio atual e como veem a sua contribuição na preparação para a vida, o futuro e o trabalho, ou seja, o foco é o discurso desse jovem a respeito desses três assuntos. O lócus da pesquisa é uma escola pública na cidade de Itanhaém, estado de São Paulo. Os sujeitos: alunos do 3º ano do Ensino Médio, final da Educação Básica. A pesquisa pretende identificar os principais pontos de insatisfação e as expectativas desses jovens em relação a esse nível de ensino. O procedimento da pesquisa: reunião de alunos e estímulo ao diálogo. Recorrendo a tratamento qualitativo analítico descritivo , descrevo o método utilizado e analiso, após um breve histórico do Ensino Médio no Brasil, os dados obtidos à luz de fundamentos teóricos sobre jovens e educação no Ensino Médio, procurando contribuir para transformar em qualidade a quantidade de informações veiculadas na educação oferecida pelas escolas públicas de Ensino Médio do estado de São Paulo.
Titre en anglais
Discourses upon young lives, school and work: a state high school in a city in the State of São Paulo
Mots-clés en anglais
high school education
working and life projects
youth
Resumé en anglais
This study aims at understanding how students who are currently studying at a estate high school in the City of Itanhaém, estate of São Paulo, Brazil for their last year conceive high school as means to enable them for the future, life and working life, focusing on the their discourse upon such issues. As a philosophy teacher at estate schools, I have had the opportunity to notice a gap between the knowledge acquisition provided and the expectations among the students: the distance between their unfulfilled needs and what the school is able to offer, added to their limited comprehension about the general social, economical and cultural situation about the country as a whole, has been translated into dissatisfaction, apathy and indiscipline. The present study also intends to identify their main expectations and chief complaints at this point of their studies. In order to do so, regular meetings with the students were used. Using qualitative treatment analytical descriptive , I have described the method used, and followed by a brief history of the High School in Brazil, I analyzed the data obtained in the light of the theoretical foundations on youth and education in high school, in an attempt to help to transform into quality the amount of information reported on education regarding the state schools of São Paulo.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
LiviaMariaGuaraldo.pdf (841.63 Kbytes)
Date de Publication
2009-12-08
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.