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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.48.2014.tde-24082015-124820
Documento
Autor
Nome completo
Camila dos Anjos Aguiar
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Neira, Marcos Garcia (Presidente)
Barretto, Elba Siqueira de Sa
Figueiredo, Zenólia Christina Campos
Título em português
Educação física no município de São Paulo: aproximações e distanciamentos com relação ao currículo oficial
Palavras-chave em português
Currículo
Educação física
Estudos culturais
Multiculturalismo
Resumo em português
A sociedade contemporânea tem passado por várias transformações econômicas, políticas, sociais e culturais, impulsionadas pelo avanço da tecnologia, revolução das informações, democratização das relações, entre outras. Em busca do atendimento a essas demandas, os setores responsáveis pelas políticas educacionais têm realizado reestruturações nos currículos da Educação Básica. Seguindo o movimento nacional, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo tem envidado esforços para subsidiar os professores para uma atuação em consonância com as Orientações Curriculares de Educação Física, publicadas em 2007. No caso da Educação Física, observamos que essas medidas causavam algum desconforto no professorado diante das diferenças entre as determinações oficiais e aquelas expressas pelos docentes. Mesmo diante da afinidade de alguns professores com relação à proposta, ao verbalizarem suas concepções ou relatarem os encaminhamentos didáticos que adotam percebíamos certa divergência dos pressupostos e ações educativas recomendadas pelo currículo oficial. Diante dessa constatação, surgiu o interesse de investigar quem é o sujeito projetado e discutir as concepções de Educação Física e prática pedagógica do documento municipal, bem como reconhecer as significações expressas pelos docentes acerca do proposto. Para o desenvolvimento do trabalho, optamos por um enfoque qualitativo, utilizando a análise documental, grupo focal e entrevista para coletar os dados e a hermenêutica crítica para as análises. Os sujeitos da pesquisa foram professores que participaram de ações formativas oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação e que afirmam desenvolver o seu trabalho de acordo com o currículo oficial. O material empírico coletado foi confrontado com os Estudos Culturais e multiculturalismo crítico, campos teóricos que fundamentam a construção da proposta curricular. A análise documental evidenciou que as pretensões para a disciplina, intenções na formação dos sujeitos e proposições didáticas dialogam com a base teórica anunciada. No entanto, divergências foram encontradas no que se refere às expectativas de aprendizagem. Trata-se de um currículo que se posiciona e convida os docentes a subverterem as lógicas homogeneizantes e opressoras. Apresenta-se como uma fecunda proposta de atuação e formação dos sujeitos contemporâneos, comprometida com relações mais democráticas e justas. A interpretação das entrevistas demonstrou que apesar dos docentes expressarem em alguns aspectos proposições curriculares que se distanciam do documento municipal, em muitos outros dialogam e se aproximam de suas concepções. A análise desnuda um campo aberto para a experimentação de novos caminhos e ousadias que desestabilizam a tradição curricular da Educação Física.
Título em inglês
Physical education in São Paulo: similarities and differences regarding the official curriculum
Palavras-chave em inglês
Cultural studies
Curriculum
Multiculturalism
Physical education
Resumo em inglês
Contemporary society has gone through several economic, political, social and cultural transformations, driven by advances in technology, the information revolution, democratization of relations, among others. In search of care to these demands, the sectors responsible for educational policies have performed restructuring in the curriculum of basic education. Following the national movement, the Municipal Secretary of Education of São Paulo has made efforts to support teachers for a performance in accordance with the Physical Education Curriculum Guidelines, published in 2007. In the case of Physical Education, we observed that these measures caused some discomfort among teachers because of to the differences between official determinations and those expressed by teachers. Even with the affinity of some teachers regarding the proposal to verbalize their ideas or reporting didactic referrals we realized a certain divergence of assumptions and actions recommended by the official educational curriculum. Considering this fact, we had the interest to investigate who is the subject designed and discuss the concepts of physical education and pedagogical practice of municipal document as well as recognize the meanings expressed by teachers about the proposed emerged. For the development of work, we chose a qualitative approach, using document analysis, focus groups and interviews to collect data and critical hermeneutics for analysis. The study subjects were teachers who participated in training activities offered by the Municipal Education and who claim to develop its work in accordance with the official curriculum. The empirical material was confronted with cultural studies and multiculturalism critic, theoretical fields that underlie the construction of the proposed curriculum. The documentary analysis showed that the claims for discipline, intent on training and didactic subject propositions dialogue with the theoretical basis announced. However, differences were found in regard to learning expectations. This is a resume that stands and invites teachers to subvert the oppressive and homogenizing logic. Presents itself as a fruitful proposed action and training of contemporary subjects, committed to more democratic and fair relations. The interpretation of the interviews showed that although teachers express in some respects curricular proposals that are distant from the municipal document, in many other dialogues and approach their conceptions. The analysis lays bare an open field for experimentation with new and daring ways that destabilize the tradition of the Physical Education curriculum.
 
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Data de Publicação
2015-09-10
 
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