• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2006.tde-24012007-161715
Documento
Autor
Nome completo
Gildenor Carneiro dos Santos
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Piletti, Nelson (Presidente)
Beisiegel, Celso de Rui
Dias, André Luis Mattedi
Menezes, Jaci Maria Ferraz de
Silva, Antonio Ozai da
Título em português
"Religião, Sociedade e Educação: a atuação do padre demócrito Mendes de Barros em Serrinha (BA): 1950-1992"
Palavras-chave em português
educação na Bahia
educador
história da educação
Igreja Católica
organizações sociais
transformações sociais.
Resumo em português
Gildenor Carneiro dos SANTOS. Religião, sociedade e educação: ações do padre Demócrito Mendes de Barros em de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Trata-se de uma pesquisa histórica sobre um padre que também foi professor, que procura mostrar que ele atuava organizando grupos sociais, como, por exemplo, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Cooperativa Mista dos Agricultores de Serrinha, porque era educador. Tem por objetivos: 1) identificar as contribuições do padre Demócrito Mendes de Barros para a sociedade serrinhense, na Bahia; 2) verificar a presença de características educativas em suas ações; 3) registrar as alterações sociais ocorridas entre 1950 e 1992 na cidade; 4)verificar a relação entre alterações sociais e ações educativas do padre Demócrito. Na fundamentação teórica, com leituras principalmente de obras de Celso de Rui Beisiegel, Paulo Freire e Luiz Eduardo Wanderley, procura identificar quais são as características de educador, diferenciando-o do profissional professor; tece algumas considerações sobre movimentos sociais e sobre a influência da Igreja Católica nos movimentos sociais no Nordeste. Procura responder à pergunta se os múltiplos papéis desempenhados por Demócrito Mendes de Barros na sociedade serrinhense, na Bahia, atuando como padre, como organizador social e como professor, são expressões da personalidade do educador. Foi utilizada história oral, complementada com fontes documentais, jornalísticas e iconográficas. Como resultados mostra o papel significativo que têm os educadores para a organização da sociedade, bem como para as transformações sociais, mostra uma série de características de educadores, apresenta algumas conclusões sobre a maneira como atuam os educadores, além de significativos registros de história da educação em Serrinha-BA e contribui para que se compreenda a inserção de Demócrito Mendes de Barros na trajetória política-partidária dos grupos dominantes no município.
Título em inglês
Religion, society and education: Actions of a priest called Demócrito Mendes de Barros, in the city of Serrinha, state of Bahia, from 1952 to 1999.
Palavras-chave em inglês
Catholic Churc
education in Bahia. social transformation.
Educator
history of education
social organizations
Resumo em inglês
SANTOS, Gildenor Carneiro dos. Religion, society and education: Actions of a priest called Demócrito Mendes de Barros, in the city of Serrinha, state of Bahia, from 1952 to 1999. 2006. 135 f. Thesis (Doctoral) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. I focus on a priest, himself a teacher, and try to show that he acted socialy by organizing social groups, like the Rural Labor Sindicate and the Mixed Cooperactive of Farm Laborer of Serrinha, because he was an educator. Objectives: 1) To identify the contributions of father Demócrito to Serrinha Society; 2) To verify the educational characteristics present in his actions; 3) To register the social alterations that happened between 1950 and 1992; 4) To verify the relation between social alterations and the educational actions of father Demócrito. By reading mainly works of Celso de Rui Beisiegel, Paulo Freire and Luiz Eduardo Wanderley, in order to make the theoretical foundation of this work, I characterize the educator, differentiating him from the professional teacher, and I intend to explain about social movements and about the influence of Catholic Church on social movements in Northeast. I try to answer the question whether the multiple roles played by Demócrito Mendes de Barros in Serrinha society, Bahia state, acting as a priest, as a social organizer and as a teacher, are expressions of an educator. In this research I used oral information, documentary, journalistic and iconographic sources. It is shown the significant role played by educators in organizing society. Several of his characteristics are raised, conclusions about the way educators are formed are obtained, meaningful registers about Serrinha educational history are made, and Demócrito Mendes de Barros is included in the trajectory of the political parties in the dominant groups of this city.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
ErrataGildenor.pdf (18.90 Kbytes)
TeseGildenor.pdf (2.89 Mbytes)
Data de Publicação
2007-04-03
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.