• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2016.tde-23122015-083531
Documento
Autor
Nombre completo
Kelly Cristine Sabino
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Favaretto, Celso Fernando (Presidente)
Aquino, Julio Roberto Groppa
Zordan, Paola Basso Menna Barreto Gomes
Título en portugués
Arsenal: um bando de ideias sobre arte na educação
Palabras clave en portugués
arte; educação; Deleuze; criação; docência; arte contemporânea
Resumen en portugués
Arsenal é um depósito de ideias advindas da sala de aula, da arte dita contemporânea e da filosofia de Deleuze e Guattari. Composto como um abecedário, trata-se de um dicionário nascido do embate entre o campo da arte-educação, aquilo que dizem os alunos e alguns artistas, misturado e transformado à moda da filosofia da diferença. A arte contemporânea interessa a esta pesquisa pelo embaralhamento que ela causa nas formas canonizadas e estáveis de se entender e receber arte, por intuir que tais operações artísticas podem contribuir para inserções da arte no ambiente escolar por meio da invenção e da potência. As experiências de mergulho na vida-aula, mais do que relatos do bem-sucedido, operam como disparos daquilo que gera o desconforto e o desentendimento, por entender com Barthes que a escritura começa onde a fala torna-se impossível. É, portanto, na negociação entre-margens da pesquisa e da prática que se situa este trabalho, acondicionando uma necessidade de encontros: arte, educação, filosofia e os tantos atravessamentos trazidos pela sala de aula. Com este Arsenal busca-se identificar uma suposta cultura escolar em torno da arte, tensionando a posição por ela ocupada na educação, ao mesmo tempo que propondo-se a inscrevê-la no cotidiano escolar, para além do binômio metodologia-conhecimento. Arsenal apresenta em vinte e três verbetes maneiras de encarar a sala de aula, a arte, os alunos e a escola como raridades, ao modo de Foucault, para que as coisas e as palavras não estejam diretamente relacionadas a verdades inquestionáveis, travando um embate por uma educação com mais vitalidade, onde a diferença e a criação possam brotar naquele espaço tão árido e pisoteado chamado escola.
Título en inglés
Arsenal: a bunch of ideas on art in education
Palabras clave en inglés
art; education; Deleuze; creation; teaching; contemporary art
Resumen en inglés
Arsenal is a repository of ideas collected from the classroom, from so called contemporary art and from Deleuze and Guattaris philosophy. Compiled as an alphabet, it is a dictionary born of the clash between the field of art education and what students and some artists say, mixed and transformed in the fashion of the philosophy of difference. Contemporary art is of interest to this research because of the scrambling it causes to the canonized and stable ways of understanding and receiving art, in the belief that such operations can contribute to art inserts in the school environment through invention and power. Life experiences gathered in the classroom, rather than stories of success, operate as shots of what generates discomfort and misunderstanding, understanding with Barthes that writing begins where speech becomes impossible. It is therefore in the negotiation between the margins of research and practice that this work is situated, accomodating a need for a place where art, education, philosophy and so many crossings brought to the classroom meet. Arsenal seeks to identify an alleged school culture around the arts, tensing the position this culture holds in education, while proposing to inscribe it into everyday school life, to a point beyond the methodology-knowledge binomial. Arsenal presents through twenty-three entries ways to see the classroom, art, students and the school as rarities, in the Foucault mode, so that things and words are not directly related to unquestionable truths, waging a struggle for an education with more vitality and allowing difference and creation to spring up in that arid and trampled place called school.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
KELLY_SABINO_rev.pdf (66.44 Mbytes)
Fecha de Publicación
2016-03-07
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.